Huambo – O gabinete da Educação na província do Huambo apresentou, esta quarta-feira, o plano de melhoria da aprendizagem do ensino primário, tanto regular, como de adultos, para o período 2024/2027, soube a ANGOP.
Em declarações à imprensa, o director do gabinete local da Educação, Mário Rodrigues, disse que a iniciativa divulgada aos responsáveis do sector e coordenadores escolares de todos os municípios da província, começa ser implementado no ano lectivo 2024/2025.
Disse que a iniciativa visa, essencialmente, melhorar as aprendizagens do ensino primário regular e de adultos, por existirem, ainda, muitas crianças, entre a 4ª e a 6ª classes, com limitações de escrita, leitura e cálculos.
Acrescentou que o programa visa suprir essas insuficiências para os próximos anos subsequentes.
O responsável disse que o sector regista crianças que, em função de algumas limitações de âmbito social e económico, não conseguem se matricular em tempo oportuno nas escolas, uma situação que tem criado um desfasamento entre a classe e a idade.
Mário Rodrigues admitiu existir crianças que são matriculadas na idade certa, a olhar para os resultados das aprendizagens, em termos percentuais, o que se pode considerar de satisfatório, por haver uma média de 80 a 85 por cento de aprendizagens e aproveitamentos.
Para se atingir os objectivos, adiantou que os professores vão ser capacitados em matérias de metodologia activa e de trabalho em grupos numerosos, face ao rácio aluno/sala de aula, para o ensino primário, que, muitas vezes, atinge os 93 alunos/turma.
Disse que este aglomerado de alunos por sala de aula viola os princípios estabelecidos na Lei de Base do Sistema de Educação, que admite apenas 35 alunos por cada sala.
Considerou que o plano constitui um grande desafio, pois a aprendizagem em idade certa para o ensino primário, visa responder às exigências do Executivo que aposta na qualidade o processo docente/educativo. JSV/ALH