Soyo - Vinte meses após a sua paralisação, os trabalhos de construção do Terminal Fluvial e Marítimo de passageiros e cargas do Soyo, província do Zaire, retomaram, em virtude da disponibilização, pelo Ministério dos Transportes, de verbas para o efeito.
Os trabalhos no referido terminal, que relançará a rede de cabotagem entre as províncias do Zaire, Luanda e Cabinda, tinham sido suspensos por razões financeiras.
Segundo apurou a Angop, até ao momento foram já aplicados 63 milhões de dólares amerinanos nesse projecto, cujo valor global é de USD 70 milhões. Assim sendo, restam sete milhões.
Dezembro de 2019 era a data inicialmente prevista para a conclusão do projecto, lançado em 2016, sendo que, antes da sua paralisação, em Agosto de 2019, a execução física rondava os 85 por cento.
A informação foi prestada quarta-feira, à imprensa, pelo Presidente do Conselho de Administração do Porto Comercial do Soyo, João Nzumbua, que avançou o mês de Julho próximo, como a nova data para a conclusão e entrega da obra.
Explicou que, o projecto comporta um cais, áreas para carga e descarga de passageiros e mercadorias, um edifício principal, dotado de espaços comerciais, entre outros compartimentos, em execução pela empresa “Chec”.