Luanda – A TAAG-Linhas Aéreas de Angola arrancou em Janeiro deste ano com o transporte regular de mercadorias, a partir do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN),na rota Luanda/Lagos/Brazzaville/Luanda, com um serviço semanal, soube a ANGOP.
De acordo com uma nota de imprensa, enviada à ANGOP esta sexta-feira, num primeiro momento este serviço atende as capitais da Nigéria (Lagos) e Congo (Brazzaville), a segunda-feira, com uma aeronave cargueiro Boeing 737-800.
Segundo o documento, para além de operacionalizar o novo aeroporto, o objectivo é imprimir nova dinâmica comercial e de desenvolvimento do segmento de negócio de carga.
“Os clientes e parceiros deste segmento de mercado passam a beneficiar de maior conveniência, disponibilidade e recursos para o transporte de carga, agilizando a importação e exportação de bens dentro do continente africano”, lê-se na nota.
Conforme o documento, a TAAG incorporou recentemente na sua frota o cargueiro Boeing 737-800BCF (Boeing Converted Freighter). Este cargueiro tem capacidade de transportar até 24 toneladas, acomodando até 10 paletes no formato 96 x 125 polegadas.
A nota realça que no mês de Janeiro deste ano, a partir do AIAAN, a TAAG transportou aproximadamente mil toneladas de mercadoria diversa entre os destinos domésticos, regionais e internacionais.
“O início dos voos regulares de carga a partir do AIAAN está alinhado com a visão do subsector, para a capitalização da nova infraestrutura aeroportuária de Angola e consolidação de Luanda como um hub regional, dada a sua localização geoestratégica”, destaca a nota de imprensa.
A TAAG reitera o compromisso da competitividade e sustentabilidade, consolidando a sua estratégia de progressivamente ir aumentando a sua participação no mercado regional africano de carga aérea.
A companhia de bandeira nacional opera para 12 destinos domésticos e 13 internacionais, servidos por uma frota de 23 aeronaves.OPF/AC