Rede multicaixa em Cacuaco aumenta para 111 máquinas

     Economia              
  • Luanda • Sexta, 01 Dezembro de 2023 | 12h22
ATM-Multicaixa
ATM-Multicaixa
Pedro Parente-ANGOP

Cacuaco – A rede multicaixa no município de Cacuaco, a 15 quilómetros a Norte da Cidade de Luanda, aumentou para 111 máquinas no mês de Outubro, num universo de mais de um milhão de habitantes, segundo o relatório da Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) a que ANGOP teve acesso hoje.

No levantamento referente a este período (Outubro), a EMIS, empresa responsável pela gestão da rede nacional de multicaixas, relata um aumento de 14 novas máquinas nos últimos 12 meses, fruto, a partida, do reatamento de alguns aparelhos.

Não obstante a evolução, as limitações no acesso a um multicaixa no município de Cacuaco são expressivas, principalmente por altura do processamento de salário, onde se assiste a longas filas para se ter acesso ao serviço, como constatou a reportagem da ANGOP.

Conforme relatou um usuário, a quantidade reduzida de multicaixas não cobre o número de utilizadores, pelo que cria longas filas e perde-se várias horas no local. 

“É muito estressante usar estas caixas, principalmente no final de cada mês. Além das filas, a perda constante de sinal agrava a situação que pode estender-se a várias horas. Seria bom a gestão das agências bancárias estudarem a situação e implementar mais caixas em vários pontos de Cacuaco”, desabafou o interlocutor.

A EMIS atribui este constrangimento ao facto de a rede multicaixa apresentar uma distribuição geográfica “muito assimétrica, o que desfavorece as populações das periferias.”

Ainda segundo a EMIS, a assimetria na distribuição geográfica da rede ATM (multicaixa) é uma consequência do facto de a mesma se ter desenvolvido agarrada à rede de agências bancárias.        

Sendo assim, os dados da EMIS referem que a percentagem de ATM offpermises (fora das agências) tem vindo a crescer, mas representa somente 15% do total de máquinas instaladas.

“Enquanto o desenvolvimento da rede de ATM estiver dependente do alargamento de balcões, a assimetria vai continuar a manter-se, porque o desenvolvimento de balcões é naturalmente lento e depende da atractividade do negócio bancário, em cada município ou mesmo região”, avalia o relatório da EMIS.

Numa perspectiva mais alargada, o município de Luanda detém o maior número de ATM com mil e seis caixas, seguindo-se pelo de Belas com 494, Viana com 282, Cazenga com 114, Icolo e Bengo com 15 e a Quiçama com apenas três, segundo dados da EMIS.

Situado a Norte do centro da cidade de Luanda, o município de Cacuaco tem a extensão de 571 quilómetros quadrados, estando delimitado a Sul pelo município de Viana, a Este pelo município de Icolo e Bengo, a Norte pelo Rio Bengo e a Oeste pelo Oceano Atlântico. DIF/SEC



Tags


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+