Luanda – Cinco incubadoras, com três projectos cada, a serem seleccionadas pelo projecto "Envolver", vão trabalhar durante quatro meses, a partir de Abril, para beneficiarem de financiamento e alavancarem as empresas, informou hoje o coordenador do projecto, Nuno Teixeira.
Incubadora de empresa é uma forma de estimular o empreendedorismo. Ela fortalece e prepara as pequenas empresas, com intuito de fazê-las sobreviver no mercado.
Nuno Teixeira, coordenador do Envolver, que falava hoje, quinta-feira, à imprensa, à margem da apresentação do projecto, explicou que o mesmo visa contribuir para o acesso ao financiamento das micro, pequenas e médias empresas.
“Pretende-se trabalhar com diferentes agentes económicos para que todas acções sejam desenvolvidas e possam levar as empresas a terem facíl acesso ao apoio financeiro”, asseverou.
Segundo o coordenador, o programa prevê, para o final do ano em curso, seleccionar uma proposta vencedora, de cada incubadora, para entregar a potenciais financiadores e posterior execução.
Fez saber que os critérios de selecção das empresas baseam-se na actividade económica que exerce e associada à assessoria de incubação, tempo de experiência no mercado e recursos disponíveis para acompanhar o referido projecto, fundamentalmente os humanos.
“O projecto Envolver é de Angola e envolve agentes nacionais. Todas as acções foram desenvolvidas em parceria e, portanto, tiveram a oportunidade de conhecer a realidade local e analisar os desafios”, frisou.
Indicou que fazem parte do projecto alguns instituições financeiras como o BPC, BCI , BDA e o KixiCrédito. ML/AC