Luena – O governo prevê investir trezentos milhões de dólares, a partir deste ano, para construção de empreendimentos e dinamização da actividade comercial ao longo do Corredor do Lobito, com destaque para a região fronteiriça do Luau, na província do Moxico.
O "Diversifica Mais" é um projecto criado em Março desde ano, financiado pelo Banco Mundial (BM), e tutelado pelo Ministério do Planeamento a ser executado num horizonte de seis anos (2024-2029), com maior incidência ao longo do Corredor do Lobito que abarca as províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico.
Ao falar à Imprensa, no final de um encontro com o vice-governador do Moxico, para o sector económico e social, Víctor da Silva , o porta-voz da Unidade Técnica Central para a implementação do projecto, Gonçalo Leitão, disse que além das regiões situadas ao longo do Corredor do Lobito, será também implementado na região fronteiriça do Luvo, na província do Zaire.
Reiterou que decorre o processo de levantamento da qualidade das infraestruturas existentes no município fronteiriço do Luau (Moxico), para permitir apurar os imóveis necessários, de modo a se criar as condições que visam estimular o comércio e o investimento privado.
Acrescentou que esta fase visa levantar eventuais casos de burocracia, na criação ou instituição de empresas ao longo do Corredor do Lobito.
Após a averiguação das condições nas duas zonas fronteiriças (Luvo e Luau), com base nas informações recolhidas vai elaborar-se um relatório e plano de acção que será submetido, em consonância com o governo das respectivas províncias, ao Ministério do Planeamento e ao Banco Mundial.
Na ocasião, o vice-governador do Moxico para a esfera Política, Económica e Social, Victor da Silva, enalteceu o projecto, pois para além da criação de emprego, entende que vai melhorar as infraestruturas e dinamizar as trocas comerciais nesta região.
O município do Luau dista mais de 360 quilómetros a leste da cidade do Luena, capital da província do Moxico.
Do ponto de vista económico é estratégica, possuindo um Aeroporto Internacional "General Sapilinha Sambalanga" além de estar ligada pela Estrada Nacional - 250, cujas obras de reabilitação estão em curso, podendo vir a ganhar, igualmente, uma Plataforma Logística nos próximos tempos. LTY/TC/YD