PIIM consome Kz 176,6 mil milhões no mês de Abril

     Economia              
  • Luanda • Quinta, 29 Abril de 2021 | 22h26
Presidente do Tribunal Constitucional, Laurinda Cardoso (arquivo)
Presidente do Tribunal Constitucional, Laurinda Cardoso (arquivo)
Pedro Parente

Luanda - O Governo angolano investiu, de 25 Março a 24 de Abril deste ano, 176,6 mil milhões de kwanzas, em 1.592 projectos do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) em execução em todo território nacional, informou hoje a secretária de Estado para Administração do Território, e Coordenadora do Grupo Técnico do PIIM, Laurinda Cardoso.

Segundo a responsável, que falava no final da 3ª sessão ordinária da Comissão Interministerial 2021, a taxa de execução do total de projectos (1.592) está avaliada em 91 por cento e registou um aumento de 46 projectos (em execução), relativamente a igual período anterior.

Dos 1.592 projectos em execução, no âmbito do PIIM, foram concluídos, no período em análise, 122, sendo 71 inseridos no Programa de Investimentos Públicos (PIP) e 51 relativos às Despesas de Apoio ao Desenvolvimento (DAD).

Deste modo, calcula-se estar em execução, em termos agregados, isto é, desde o lançamento do PIIM, em 2019, mil e 749 projectos em todo território nacional.   

Dentre as 18 províncias do País, a Huíla é a mais avançada em termos de elegibilidade de projectos, com uma taxa de 97 por cento e 40 obras já concluídas ao passo que Cuando Cubango tem uma taxa de elegibilidade zero, pois reformulou a carteira dos seus projectos inicialmente previstos.

A coordenadora do Grupo Técnico do PIIM disse que as províncias do Cunene, Moxico, Huambo e Lunda Norte são as que menos projectos em execução têm por várias razões, entre as quais, dificuldades de mobilidade dos executores, decorrentes das chuvas, e também do facto destes, nalguns casos, serem os ministérios (órgãos centrais), embora as obras estejam nas províncias.

Para que as províncias elevem as suas taxas de elegibilidade de projectos no PIIM, Laurinda Cardoso disse que a Comissão Interministerial decidiu fazer uma revisão dos projectos fixando metas para que os ministérios da Educação, Saúde e Interior concluam, até 30 Maio, os projectos de sua alçada.

Na reunião de hoje dirigida pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, referiu a gestora, foram definidas metas e objectivos, assim como responsabilizados os sectores encarregues  de execução de projectos, como Educação, Saúde e Interior, a fim de darem sequência ao recrutamento de pessoal para o funcionamento das infra-estruturas escolares, hospitalares e esquadras  policiais logo  forem concluídas.

Do ponto de vista da monitorização e da avaliação dos projectos, Laurinda Cardoso considerou excelente a avaliação da coordenação e dos executores do PIIM.

Entre os projectos já concluídos, no período de 25 de Março e a 24 de Abril, consta  uma escola nos municípios de Talatona (Luanda),  Lubango, Humpata e Caluquembe (Huíla).

De igual modo, foram construídos a administração municipal de Caluquembe, hospital da Humpata, posto de saúde da Mapunda em (Huíla) e a asfaltagem de um quilómetro de estrada de via de acesso ao cemitério da Baía Farta (Benguela).



Tags


Notícias de Interesse

Está cumprida a minha missão - Roque Sapiri

 Domingo, 22 Setembro de 2024 | 20h13

Apuramento “inédito” marca semana desportiva

 Domingo, 22 Setembro de 2024 | 19h25

Assembleia Geral da ONU aprova Pacto para o Futuro

 Domingo, 22 Setembro de 2024 | 17h47

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+