Malanje- Vinte e quatro mil milhões de Kwanzas, é o valor do Orçamento Geral do Estado (OGE 2025) a ser canalizado na execução de projectos sociais a nível da província de Malanje.
A informação foi dada hoje, nesta cidade, pelo director do Gabinete de Estudo Planeamento e Estatística do Governo Provincial, Tomás Mabiala, durante o seminário sobre as Regras de Execução do OGE 2025.
O responsável adiantou que o montante será implementado em 64 projectos em curso em Malanje, tendo apontado como prioridades os sectores da saúde, água, energia, educação e saneamento básico, que impactam directamente na vida do cidadão.
Tomás Mabiala precisou igualmente que as obras do desassoreamento do rio Malanje e a casa da juventude, merecerão neste orçamento uma atenção para a sua conclusão no presente ano.
Na abertura do seminário, vice- governador para o Sector Político, Social e Económico, Franco Mufinda, considerou a acção formativa como sendo oportuna a julgar pela a adequação dos gestores públicos, face aos actuais desafios do país.
Afirmou que o OGE, não é apenas um instrumento financeiro, mas sim, um reflexo das prioridades nacionais e dos compromissos assumidos pelo Executivo, com vista a garantir o desenvolvimento sustentável do país.
O OGE 2025 para Malanje, estima-se em cerca de 124 mil 578 milhões e 334 mil e 822 kwanzas.
Participaram no seminário que visou orientar os gestores públicos sobre a boa gestão dos recursos públicos, administradores municipais e técnicos ligados à gestão financeira.
O Orçamento Geral do Estado, é o principal instrumento da política económica e financeira do Estado Angolano, demonstra o plano de acções a realizar e determina as fontes de financiamento.PBC