Luanda – A capital angolana vai acolher, pela primeira vez, o seminário regional da Associação Internacional de Supervisão de Seguros (IAIS), a decorrer de 28 de Abril a 2 de Maio deste ano, em Luanda, um evento que juntará mais de 80 reguladores e supervisores desta actividade a nível da África Subsariana.
O evento, a decorrer sob o lema “Construindo resiliência para um sector de seguros sustentável e inclusivo”, visa a troca de experiências entre os “players” do sector, com vista a melhorar a supervisão no mercado e implementação da observância dos núcleos de seguros.
Estarão em discussão, entre outros temas, a “Supervisão baseada no risco”, “Homogeneização das normas de relato financeiro internacional”, “Inclusão financeira” e “Seguros paramétricos e transição digital no sector de seguros”.
A propósito dessa actividade, o técnico do gabinete do Conselho de Administração da Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros, João Victorino, realçou que o seminário visa, igualmente, promover um sector de seguros resiliente na região subsariana, para as seguradoras tenham, de facto, capacidade de honrar com os compromissos assumidos.
Em conferência de imprensa, que serviu para o lançamento do evento, a fonte dissse também que o certame vai representar uma oportunidade para celebrar os 50 anos de Independência Nacional e reafirmar a aposta do sector de seguros no reforço da protecção dos cidadãos angolanos e seus bens.
Por sua vez, o director do gabinete de Estudos e Planeamento Estratégico da ARSEG, César Marcelino, justificou que a escolha de Angola para albergar o seminário deveu-se à existência de um quadro legal responsável, adequado e alinhado às melhores práticas internacionais.
Disse que o seminário surge ainda como resposta para a necessidade de se adequar a realidade de cada país do continente, evitando, com isto, uma “europeização” da legislação africana.
Fundada em 1994, na Suíça, a Associação Internacional de Supervisores de Seguros (IAIS) é a organização que supervisiona a indústria de seguros e representa 98% dos prémios mundiais.
Anualmente, essa organização realiza conferências regionais, com vista a debater os desafios e perspectivas do sector. ACC/QCB