Lisboa (Da correspondente)- O Instituto Geológico de Angola (IGEO) e o Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P (LNEG) de Portugal assinaram, nesta terça-feira, em Lisboa, um memorando de Cooperação tendente a promover a cooperação bilateral entre as instituições no domínio das geociências.
Pela parte de Angola assinou o presidente do Conselho de Administração do IGEO, Canga Xiaquivuila, e pelo Laboratório de Energia e Geologia de Portugal a sua presidente, Teresa Ponce de Leão.
O memorando visa estabelecer bases para a cooperação no âmbito da colaboração e intercâmbio nas áreas técnico-científicas das geociências, tais a como troca de informações científicas, realização de missões científicas e técnicas, colaboração em actividade de pesquisa geológica e investigação científica.
Prevê, igualmente, a organização conjunta de simpósio, conferências, workshops e seminários em ambos territórios, consultoria e assistência técnica ao IGEO em matérias relacionadas com geociências e gestão de infra-estruturas laboratoriais, publicação e edição científica de trabalhos conjuntos, seja de âmbito nacional e internacional.
O IGEO é um serviço técnico superintendido pelo Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos e tem a sua sede na cidade do Kilamba.EJM/PPA