Huambo – O Governo do Huambo prevê executar uma estratégia para rápida infra-estruturação do Pólo de Desenvolvimento Industrial da Caála, com mil 87 hectares disponíveis, assegurou o vice-governador local para o sector Político, Social e Económico, Angelino Elavoco.
O responsável, que falava hoje à imprensa, disse que a ideia passa por facilmente conseguir concentrar mais indústrias no local, para que esta região do Planalto Central volte a ser a segunda maior praça industrial do país, depois de Luanda, de modo a atrair mais investidores nacionais e estrangeiros nesta região.
Referiu que todo esforço necessário está a ser feito para se conseguir este desiderato, sobretudo, na garantia de energia eléctrica de qualidade que, ainda, tem condicionado o referido empreendimento, para maior qualidade no trabalho das indústrias em funcionamento e das que poderão entrar no empreendimento.
Para este objectivo, Angelino Edmundo Elavoco apontou a identificação de uma linha de financiamento interno ou externo, dado o elevado custo financeiro que ultrapassa a dimensão do Governo local, no âmbito da disponibilidade dos recursos ordinários do Tesouro.
Explicou ser uma iniciativa que o Governo local já possui experienciais, pois, a título de exemplo, conseguiu, em 2023, uma linha de financiamento para algumas infra-estruturas integradas do município do Huambo, daí que se está a utilizar a mesma via para a identificação do investimento específico para o pólo.
Referiu que a infra-estruturação dos equipamentos, tanto no domínio da produção de energia, como na produção e tratamento de água potável e residuais e outras necessidades existentes, demandam somam avultadas de recursos, que se não for por uma linha de financiamento, será difícil para se avançar com o projecto.
O vice-governador para o sector Político, Social e Económico informou que o Pólo de Desenvolvimento Industrial da Caála tem o registo de 36 lotes concebidos, sendo seis já ocupados por fábricas em funcionamento, enquanto as demais estão dependentes das condições de base que estão a ser criadas.
A localização do Pólo, situado em área adjacente à via dos Caminhos-de-Ferro de Benguela, é uma mais-valia, para os investidores, na medida em que permite o transporte de matérias-primas e outros bens do Porto do Lobito para a província do Huambo em pouco tempo e sem constrangimentos. ZZN/JSV/ALH