Cazombo - O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, anunciou, recentemente, na vila de Cazombo, província do Moxico Leste, a construção de 400 casas sociais naquela circunscrição do país.
Ao fazer o balanço da sua visita de dois dias naquela província, recentemente criada, informou que no âmbito do Plano Director da nova província do país, prevê-se a construção, numa primeira fase, de 400 residências sociais na vila de Cazombo e na sede do município de Nana - Candundo.
A ideia, segundo o ministro, passa pela construção de habitações de diversas tipologias, que visam resolver as necessidades da população e melhor a imagem da província.
Por outro lado, garantiu mais engajamento para o aceleramento da execução física dos 400 quilômetros de estradas já programadas, de forma efetiva, no troço Luau-Cazombo e Luau- Cameia.
Acrescentou que a prioridade recai nos trabalhos de melhoria da estrada que liga a localidade de Marco 25 à Cazombo, por ser a única via de acesso por terra que liga a capital da província com o resto do país.
Reafirmou que o executivo Angolano continuará engajado na busca de soluções práticas e fiáveis, para a melhoria das infra-estruturas sociais neste ponto de Angola.
Espera-se, ainda, melhorar nos próximos meses o troço Luacano/Lago Dilolo, num percurso de 60 quilómetros, bem como a construção de mais de 40 pontes nos vários municípios, disse.
Prosseguiu que, no Moxico Leste, igualmente serão intervencionadas as ravinas que assolam o município do Luau, visto que o problema inquieta a população.
Por seu turno, o governador do Moxico Leste, Crispiniano dos Santos, mostrou-se optimista quanto à viragem de página daquela província, para se concretizar as acções de desenvolvimento. LTY/YD