Lucapa - A vandalização e furto de cabos eléctricos está a condicionar a conclusão da expansão da energia produzida a partir da central fotovoltaica do município de Lucapa, província da Lunda-Norte.
A expansão e/ou ligações domiciliares e iluminação pública é a última fase das obras de construção da central fotovoltaica do Lucapa, com capacidade de produzir 7.19 megawatts, cuja conclusão estava prevista para o primeiro trimestre deste ano.
Mas, o cronograma de execução da empreitada tem estado a ser alterado devido aos constantes furtos de cabos eléctricos de baixa e média tensão.
Por este facto, o secretário de Estado para o asseguramento dos objetivos estratégico, Lúcio do Amaral, trabalhou sábado, no município de Lucapa, para avaliar os prejuízos e encontrar, junto das autoridades locais , mecanismos para reforçar o combate à vandalização e furtos de equipamentos elétricos na região.
Durante a visita à central fotovoltaica e à linha de transporte de energia, Lúcio do Amaral foi informado que até ao momento, foram vandalizados e furtados quatro mil e 308 metros de cabos eléctricos, causando prejuízos avultados ao Estado e constrangimentos na conclusão do projecto energético.
Durante a visita, o secretário de Estado orientou os órgãos de defesa e segurança a reforçarem a vigilância e o patrulhamento, para o combate cerrado deste crime e a consequente responsabilização dos prevaricadores.
A central está a ser instalada , desde 2022, numa área de 13, 52 hectares e está avaliada em 19.706.428 euros, 80 por cento dos quais financiados pela Suécia e 20% pela África do Sul.
Com uma capacidade de produção de 7,19 megawatts (MW) o projecto será interligada com a central térmica com uma potência instalada de 8 MW, prevendo 1.700 ligações domiciliares com contadores pré-pagos, beneficiando 8.500 habitantes.
Está ainda prevista a construção de duas linhas de média e baixa tensão de 12 e 10 quilómetros, instalação de dez postos de transformação, entre outros equipamentos.
O município de Lucapa dista a 150 quilómetros da cidade do Dundo e tem mais de 150 mil habitantes. HD