Caxito – Cento e 20 operadores industriais, representantes da banca, dos sectores de seguros e serviços públicos, vão, de 23 a 24 deste mês, discutir sobre a indústria transformadora e extractiva mineira e estratégias para promover a produção nacional, durante o 1° Fórum Provincial de Investimento Industrial - Bengo 2025.
A informação foi prestada esta segunda-feira, pelo director do Gabinete Provincial de Desenvolvimento Económico Integrado do Bengo, Pedro Katendi, durante a cerimónia de lançamento do evento que vai igualmente contar com 16 representações diplomáticas acreditadas em Angola, entre outros agentes de apoio ao desenvolvimento.
O responsável fez saber que o evento a decorrer sob o lema: "Indústria, um Factor Decisivo na Produção e Empregabilidade", enquadra-se nas comemorações dos 45 anos da fundação da Província do Bengo e dos 50 anos da Independência Nacional,
Segundo o responsável, o fórum, com duração de dois dias, visa reflectir sobre os níveis de produção da indústria transformadora e extractiva mineira, criar intercâmbio entre as empresas nacionais e estrangeiras que operam na província, promover a produção nacional, a realização de negócios e o fomento do emprego.
Disse que nos debates os participantes vão abordar sobre a “Indústria transformadora em Angola-Desafios e oportunidades”, “Potencial geológico-mineiro, extracção e o seu impacto económico”,“Desafios do controlo de qualidade dos produtos”,“Emprego, recrutamento e gestão de carreira.
Serão igualmente abordadas “A importância do licenciamento ambiental nos sectores da indústria transformadora e extractiva” e “Segurança no trabalho e a valorização do técnico”.
A província do Bengo controla actualmente 109 indústrias transformadoras e 90 de extracção mineira em funcionamento. FS/CJ/HD