Mbanza Kongo – Três mil milhões, 437 milhões e 316 mil kwanzas é a dívida acumulada por clientes da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) na província do Zaire, soube hoje, quinta-feira, a ANGOP.
De acordo com o director da ENDE no Zaire, Ricardo Neves, este passivo, contraído nos últimos cinco anos, dificulta a implementação das acções previstas no projecto da expansão da rede eléctrica na região.
Explicou que do valor em dívida, dois mil milhões, 958 milhões e 32 mil kwanzas foram contraídos por consumidores de energia eléctrica de baixa tensão (consumo domiciliar) e 479 milhões, 283 mil e 824 kwanzas por instituições públicas e estabelecimentos comerciais.
Disse que a ENDE no Zaire está disponível para negociações para possível reescalonamento da dívida até 50 por cento do montante, tendo, para o efeito, convidado os visados a dirigir-se aos balcões da empresa espalhados pelos seis municípios da província.
Quanto às reclamações dos clientes sobre alegadas cobranças acima do seu consumo, o responsável desafiou-os a apresentar provas à sua empresa para averiguação e resolução, se assim o justificar.
Projectos em curso
Em relação aos projectos da ENDE no Zaire, o responsável informou a conclusão, no próximo ano, das obras da construção de uma subestação eléctrica de 10 Mega watts na aldeia do Nkonko, município de Mbanza Kongo.
Disse que o transformador a ser instalado na referida subestação está a ser fabricado no exterior do país, sem precisar a origem, devendo chegar ao país nos próximos meses.
Anunciou o arranque, em Dezembro deste ano, das obras de construção de uma outra subestação eléctrica na comuna do Mpala, município do Nóqui, com capacidade de 5 MVA.
Acrescentou que o material para a edificação da referida subestação já começou a ser transportado de Luanda para o local da empreitada.
Pelo menos 52 mil clientes estão inseridos na base de dados da Empresa Nacional de Distribuição da Electricidade (ENDE) na província do Zaire.