Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Cimeira África/Américas compromete-se com desenvolvimento do turismo

     Economia              
  • Luanda • Sexta, 04 Outubro de 2024 | 12h33
Turistas em campismo (Arquivo)
Turistas em campismo (Arquivo)
Maurício Sequesseque-ANGOP

Luanda - Líderes do turismo de África e das Américas, entre os quais o ministro angolano do pelouro, Márcio Daniel, comprometeram-se a trabalhar em conjunto para fazer do sector um pilar do desenvolvimento colectivo sustentável e inclusivo nos dois continentes, soube a ANGOP esta sexta-feira.

O compromisso consta da “Declaração de Punta Cana”, assinada quinta-feira, durante a Cimeira de liderança em turismo de ambas as regiões, que decorre na cidade de Punta Cana, Republica Dominicana, com duzentos participantes, de acordo com uma nota da Embaixada de Angola em Cuba.

A declaração foi adoptada no final da primeira reunião conjunta das Comissões Regionais de Turismo das Nações Unidas para África e as Américas, após dois dias de diálogo sobre as questões-chave da educação e dos investimentos no sector.

Ainda como sinal claro da cooperação Sul-Sul, os ministros, académicos e lideres da indústria turística de 27 países, dos quais 12 de África e 15 da América estabeleceram um conjunto de compromissos partilhados para o desenvolvimento do sector como motor do desenvolvimento inclusivo.

O governante angolano tem reservado para hoje a sua participação no painel de alto nível da cimeira, denominado “Formação em Turismo: Construindo um amanhã melhor, hoje”.

Márcio Daniel tem em carteira, no evento, a estratégia de Angola para a capacitação de quadros no sector e o plano de desenvolvimento do turismo para a economia, um processo já em implementação, no âmbito do Plano Nacional de Fomento ao Turismo  (PLANATUR).

Ministros, académicos, especialistas e intervenientes da indústria de ambas as regiões discutem os desafios, oportunidades de investimento, práticas sustentáveis, turismo acessível, inovação, cultura, história e oportunidades de crescimento mútuo entre os dois continentes.

A cimeira reconhece os laços históricos entre as duas regiões, bem como as suas culturas únicas e complementares, e serve como uma plataforma histórica para fortalecer a cooperação, capitalizando a inovação, educação, os investimentos e as indústrias criativas para o futuro avanço do turismo.

O evento, a decorrer até sábado, oferece ainda estrutura única para estabelecer ligações e construir pontes entre África e as Américas, criar parcerias estratégicas inter-regionais e promover projectos de cooperação Sul-Sul, em benefício do sector das duas regiões.

A delegação angolana no evento, encabeçada pelo ministro do Turismo, Márcio Daniel, integra igualmente a embaixadora de Angola em Cuba e não residente na República Dominicana, Maria Cândida Teixeira, técnicos do ministério e funcionários da Missão Diplomática em Havana.

Região turística que corresponde ao extremo leste da República Dominicana, Punta Cana é banhada pelo Mar do Caribe e o Oceano Atlântico, sendo conhecida pelo seu trecho de 32 quilómetros de praias e águas límpidas. VC

 



Tags


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+