Luanda - O Brent, petróleo que serve de referência para as exportações de Angola, abriu esta terça-feira a comercialização em bolsa a 64,60 dólares por barril, no mercado internacional, uma apreciação de 0,39% em relação ao fecho da sessão de vendas anterior.
Apresar do ganho residual de hoje, os preços de mercados futuros do petróleo bruto, para entrega em Junho, voltaram a estar abaixo do valor projectado no Orçamento Geral do Estado para o presente exercício económico no país (OGE 2025) de 70 dólares por barril.
Nesta segunda-feira, a sessão de vendas encerrou a 64,21 dólares, com uma variação mínima de 62,51 e máxima de 67,43, segundo o site investing.com.
A queda dos preços devem-se às preocupações de que as últimas tarifas comerciais do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, possam levar as economias de todo o mundo à recessão e reduzir a demanda global por energia.
Os contratos futuros do Brent caíram USD 1,37, ou 2,1%, para fechar a 64,21 dólares por barril, enquanto os contratos futuros do petróleo West Texas Intermediate dos EUA (WTI) caíram USD 1,29, ou 2,1%, a 60,70 dólares. ACC/VC