Uíge – As instalações da delegação do Banco Nacional de Angola (BNA), na província do Uíge, foram inauguradas esta quinta-feira, 30 anos após a sua destruição, durante o conflito armado.
A infra-estrutura, que beneficiou de obras de restauração e ampliação, foi inaugurada pelo governador do BNA, José de Lima Massano, na presença do governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha.
Com a designação “Delegação Regional Noroeste do BNA”, a infra-estrutura, que vai atender as províncias do Uíge e Zaire, possui área de Supervisão e Acompanhamento de Gestão de Tesouraria. Numa primeira fase, vai operar com 22 trabalhadores.
Em declarações à imprensa após a inauguração, o administrador executivo do BNA, Tavares Cristovão, considerou um passo importante para a melhoria da circulação de dinheiro, rapidez no atendimento dos bancos comerciais e outras vantagens.
Explicou que a delegação local do BNA vai contribuir para o reforço do sistema financeiro nacional, através da disponibilidade de informações sobre operações cambiais a serem realizadas nesta região do país.
Por sua vez, o governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, disse que a presença desta instituição financeira vai contribuir para dinamizar a economia e o funcionamento dos bancos comerciais que operam na região.
“ Ter aqui um regulador da política monetária do país é sempre muito bom. Esperamos que nos ajude a crescer”, almejou.
Com estas instalações, o Banco Nacional de Angola completa a sua presença no país com oito delegações regionais,nomeadamente Benguela (Benguela e Cuanza Sul), Cabinda, Cuando Cubango, Huambo (Huambo e Bié), Huíla ( Huíla, Namibe e Cunene), Malanje (Malanje e Cuanza Norte), Moxico (Moxico,Luanda Sul e Lunda Norte) e Uíge (Uíge e Zaire).