Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Bancos contam com financiamento até USD 250 milhões

     Economia              
  • Luanda • Quarta, 16 Outubro de 2024 | 17h02
Notas de dolar
Notas de dolar
DR

Luanda - Um programa de financiamento, com linha de crédito até 250 milhões de dólares para cada instituição bancária angolana, foi apresentado esta quarta-feira, em Luanda, pela empresa americana Amber Keye Inc.

Falando a propósito, o presidente do Conselho de Administração da empresa americana, Kwasi Anim, assegurou a existência de oportunidades, por parte da instituição, para o sector privado em Angola.

Acrescentou que estão a facilitar às médias e pequenas empresas, principalmente, lideradas por mulheres e jovens, para beneficiarem do financiamento com uma taxa que ronda entre 4 a 7 por cento.

“Estou aqui para deixar claro que há muitas facilidades que as agências do Governo dos Estados Unidos da América podem apoiar em Angola”, disse, referindo-se, sobretudo, a essa linha de crédito.

Considerou ser uma facilidade para bancos e instituições financeiras não bancárias que, caso consigam habilitar-se, terão todo o apoio para o financiamento, através do banco Standard Chartered, em Nova Iorque.

Por seu turno, o PCA da Dabg Angola Business Group, Arsénio Bumba, fez saber que a linha de crédito está dentro de uma plataforma digital que visa atrair investidores e financiamento para Angola.

Explicou que os valores deverão ser canalizados via banca, por ser um financiamento externo para capitalizar os bancos.

“Conseguimos ter o contacto directo para que esta oportunidade de financiamento possa chegar ao sector privado do país”, frisou.

O presidente da Câmara do Comércio Indústria de Angola (CCIA), Vicente Soares, informou que os valores a serem mobilizados pela linha de crédito serão dirigidos aos bancos nacionais e esses é que farão o financiamento às pequenas e médias empresas.

Já o líder da Associação Industrial de Angola (AIA), José Severino, entende que as grandes empresas têm mais facilidade de lidar com os bancos nacionais porque não são instituições de risco, ao contrário das pequenas e médias, que são de maior risco.

No entanto, disse que a associação espera contar, no quadro desta oportunidade, com o apoio do Ministério das Finanças.

A Amber Keye Inc é centrada no desenvolvimento de projectos de infra-estruturas com foco no mercado africano. O objectivo é contribuir para o crescimento sustentável e diversificado da economia nacional. HM/VC

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+