Lobito – O contrato de transferência da concessão dos serviços ferroviários e da logística de suporte do Corredor do Lobito foi assinado, esta terça-feira, nesta cidade, entre os representantes do consórcio gestor e o Governo angolano.
Pelo Governo angolano rubricou o ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, enquanto pelo consórcio Lobito Atlantic Railway assinaram os representantes da Trafigura, Julian Roland, da Mota Engil, Carlos Mota Santos, e da Vecturis, Eric Welfare, na presença dos Presidentes de Angola, Zâmbia e da RD Congo.
O consórcio Lobito Atlantic Railway é composto pelas empresas Trafigura, Vecturis e Mota Engil. Foi considerado vencedor do concurso internacional no dia 4 de Novembro de 2022 e vai gerir o Corredor do Lobito durante 30 anos.
Estará sob sua responsabilidade, a transportação das cargas pesadas bem como a a manutenção das infra-estruturas do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB).
O Corredor do Lobito estende-se desde o Porto do Lobito, banhado pelo Oceano Atlântico, e atravessa Angola de Oeste a Este, passando pelas províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico.
Abrange as áreas de mineração da província de Katanga, na RDC, e Copperbelt, na Zâmbia.
O corredor representa a rota mais curta até um porto a partir das áreas ricas em minerais da RDC e da Zâmbia. CRB