Luanda – A capacidade de monitoramento e recolha de alertas de derrames de petróleo no mar angolano, em tempo real, regulada e fiscalizada pela Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG), passa a ser reforçada através da solução tecnológica “Tech-Ecologia”.
De acordo com uma nota de imprensa a que a ANGOP teve acesso esta quarta-feira, a Tech-Ecologia permite fazer o monitoramento diário, semanal ou sob demanda de um determinado bloco petrolífero, fornecendo relatórios de monitorização de derrames de petróleo no mar via online.
Essa ferramenta, desenvolvida pelo Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), tem igualmente a missão de disponibilizar dados sobre frequência e a extensão da área atingida pelos derrames.
As imagens de satélites permitem também observar grandes extensões de área do oceano a custo reduzido, lê-se na nota.
Os derrames de petróleo resultantes da actividade petrolífera constituem um grande risco para o ambiente, no que concerne a preservação da vida nos oceanos, tornando-se numa ameaça para a economia azul.
Estima-se que em África sejam derramadas uma média 6.69 toneladas de petróleo a cada um milhão de toneladas produzidas.
Atendendo ao desafio de monitorar a ocorrência de derrames nos mares africanos e de Angola, em particular, o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional desenvolveu a solução tecnológica espacial Tech-Ecologia, que permite fiscalizar e detectar derrames de petróleo, a partir de imagens de satélite.
O reforço da capacidade de monitoramento de derrames de petróleo no offshore enquadra-se no âmbito do contrato existente entre a ANPG e o provedor da solução Tech-Ecologia, que vai monitorar a prevenção de derrames na costa angolana.
Nesse sentido, o presidente do Conselho de Administração da ANPG, Paulino Jerónimo, visitou, esta quarta-feira, as instalações do GGPEN, situado no município de Talatona, em Luanda.
Criado pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), no âmbito do Programa Espacial Nacional, o Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas Espaciais tem como objectivo desenvolver soluções voltadas para apoio à economia nacional nos mais variados sectores, como a indústria, agricultura, o ambiente obras públicas. QCB/BA