Luanda – Uma delegação angolana do Ministério da Agricultura e Florestas esteve, recentemente, na Zâmbia, para uma visita técnica e partilhar experiências relacionadas com o sector agrícola.
A comitiva, liderada pela directora-geral do Instituto de Desenvolvimento Agrário, Anita Esperança, manteve encontro com o secretário permanente da Agricultura da Zâmbia, Green Mbozi, bem como com os responsáveis dos Serviços Nacionais de Certificação e Creditação de Sementes.
Segundo uma nota de imprensa, a delegação angolana visitou, igualmente, o sector privado responsável pelo fornecimento de insumos agrícolas aos pequenos produtores em toda a cadeia de valor.
Os angolanos também tomaram contacto com o funcionamento do sistema de plataforma financeira electrónica de acesso aos inputs.
A oportunidade serviu ainda para visitar a unidade de produção de motobombas manuais (Money Maker), assim como o mercado de fornecimento de equipamentos com novas tecnologias adaptadas às condições de produção dos produtores familiares e um campo de ensaio de trigo, com mais de 30 variedades.
As relações bilaterais entre Angola e a Zâmbia datam há mais de 40 anos, com a assinatura do primeiro acordo de cooperação económica, científica e técnica, em 1979.
No âmbito do reforço da cooperação bilateral, em Janeiro de 2023, Angola e Zâmbia assinaram seis instrumentos jurídicos, com destaque para a construção dos troços de ligações fronteiriças Jimbe (Angola)/Mwinulunga/Mapelenga/Sikongo (Zâmbia)", vias que visam facilitar a circulação de pessoas e produtos dos dois países.QCB/AC