Luanda - A selecção nacional sénior feminina de andebol vai realizar três jogos de controlo durante o estágio pré-competitivo, na cidade japonesa de Tamana, tendo em vista uma participação condigna nos Jogos Olímpicos de Tóquio, de 23 de Julho a 8 de Agosto próximo.
A informação foi dada a conhecer esta sexta-feira, em Luanda, pelo treinador-adjunto da selecção, Edgar Neto, sem, no entanto, avançar os nomes das equipas, garantindo serem formações do principal campeonato japonês.
O técnico falava à margem da cerimónia de homenagem a selecção, pela conquista do 14º título africano, pela Associação da Mulher e Desporto (AMUD), consubstanciada, entre outros, na entrega de diplomas de mérito e lembranças às atletas.
O conjunto nacional iniciou hoje os trabalhos para as olimpíadas, depois de ter dispensado as atletas, a semana transacta, para representarem os seus clubes nas meias-finais e na final da Taça de Angola, ganha pelo Petro de Luanda, e viaja segunda-feira para o Japão.
A preparação baseia-se, sobretudo, na correcção de erros defensivos e construção de jogadas ensaiadas, sem descurar a parte física.
Nos Jogos Olímpicos, Angola faz parte do grupo A com as selecções de Montenegro, República da Coreia e a anfitriã, Japão, adversários que estão a ser analisados de forma pormenorizada pela equipa técnica nacional, segundo Edgar Neto.
O combinado nacional marcará a sétima presença nos jogos olímpicos, desde a estreia em Atlanta'1996, nos Estados Unidos. Seguiram-se as edições de Sidney'2000 (Austrália), Atenas'2004 (Grécia), Pequim'2008 (China), Londres'2012 (Inglaterra) e Rio de Janeiro'2016 (Brasil).
Eis as atletas que representarão o país nos Jogos de Tóquio:
Teresa Almeida, Helena Sousa (guarda-redes), Albertina Cassoma, Liliana Venâncio (pivots), Helena Paulo, Isabel Guialo, Marilia Quizelete (centrais), Juliana Machado, Natalia Kamalandua (pontas direito), Natália Bernardo (ponta esquerdo), Wuta Dombaxi, Azenaide Carlos (laterais direita), Stélvia Pascoal e Magda Cazanga (laterais esquerda).