Uíge - O Clube Desportivo 1º de Agosto garantiu hoje, na cidade do Uíge, o acesso aos quartos-de-final da Taça de Angola em futebol, após vencer o Carmona Sport Clube do Uíge, por 4-1, em jogo dos oitavos de final.
Não obstante as águas da chuva, a partida foi disputada no mítico gramado do estádio municipal 4 de Janeiro, na presença de uma assistência considerável.
Robson, Malewa, Bonifácio e Calebi marcaram a favor dos militares da capital, ao passo que Sunzo reduziu para o "frágil" Carmona Sport Clube do Uíge.
O duelo praticado num relvado quase impraticável, devido às chuvas que caíram sobre a cidade do Uíge, começou com as duas equipas a procurar as melhores oportunidades para o ataque.
O Clube Desportivo Primeiro de Agosto ignorou o facto de ser visitante e teve o domínio do primeiro tempo. Logo ao minuto 5, abriu o marcador, por intermédio do atacante Robson, que rematou forte do meio para o fundo da baliza defendida por Gomes.
Apesar do mau estado da relva, o jogo seguiu e o Carmona Sport Clube do Uíge não conseguia encaixar a marcação e errava passes em demasia, tal realidade fez com que o clube militar chegasse mais vezes à baliza contrária com muita naturalidade.
Os forasteiros chegaram ao segundo golo. Cliver começou com a jogada, fez um cruzamento para Calebi e, na tentativa de afastar a bola, o extremo esquerdo Malewa finalizou na própria baliza, quando estavam disputados 10 minutos.
O conjunto orientado por Filipe Nzanza voltou a marcar aos 19 minutos. Na cobrança de um pontapé de canto, o médio Cliver conseguiu cruzar para a área de baliza, mas a bola não seguiu o destino desejado. Na insistência, o capitão Bonifácio apareceu sozinho para fazer o terceiro golo.
Em desvantagem no placar, o Carmona Sport Clube do Uíge não conseguiu se reerguer em campo, e viu o Primeiro de Agosto seguir com o domínio da bola e chegar ao quarto tento.
Aos 23 minutos, Aguinaldo e Vingumba tabelaram muito bem no centro do meio campo do adversário e acharam Calebi, bem posicionado, que finalizou rastreio para colocar a bola no fundo das redes.
O técnico principal do Carmona Sport Clube, Victor Covilhã tentou reorganizar a equipa com uma substituição, colocando o atacante Jonas no lugar do defesa Tshiwana.
Todavia, a mexida veio a dar outro alento ao conjunto que precisava reduzir a desvantagem. Aos 28 minutos, o Carmona Sport Clube do Uíge cresceu na partida e chegou mesmo ao golo, por intermédio do médio criativo Sunzo, que rematou forte para o fundo das redes da baliza defendida por Mig.
Entretanto, o Clube Desportivo Primeiro de Agosto manteve o nível alto de intensidade, sobretudo na defesa até ao final do encontro, impedindo as jogadas adversárias para tentar diminuir o resultado.
Reações
O timoneiro principal do Carmona Sport Clube do Uíge, Victor da Cruz Covilhã, apontou a falta de concentração, sobretudo nos primeiros vinte e cinco minutos, como o principal factor que ditou a derrota da sua equipa.
"Nós já estávamos avisados, a equipa falou e treinou tudo que se passou em campo. Os 25 minutos eram importantes e quem entrava naquele período e daquela maneira, com aquelas faltas de concentração é impossível.
A responsabilidade é minha, mas existem coisas que, às vezes, não é culpa do treinador, porque os atletas que treinam outra coisa e dentro do campo demonstram muita falta de concentração, isso já não é problema tático, muito menos físico.
O resultado ficou ditado nos primeiros 25 minutos", analisou.
Por seu turno, o treinador principal do Clube Desportivo 1º de Agosto, Filipe Nzanza, que dedicou a vitória à direcção do clube, enalteceu a postura dos seus jogadores, que conseguiram concretizar as oportunidades criadas nos primeiros vinte e minutos da partida, num terreno bastante pesado, devido à chuva.
O responsável indicou a conquista do troféu como o principal objectivo da formação na presente edição da prova.
"O objectivo principal é chegar à final e vencer. Na temporada passada ficamos nas meias finais, mas na presente época penso que vamos fazer tudo para vencer, não obstante as dificuldades que vão surgir ao longo do caminho", reiterou.
Com este desfecho, a formação do Clube Desportivo 1º de Agosto vai jogar no próximo dia 30 de Abril contra o 1º de Maio de Benguela, no estádio 22 de Junho, afecto ao Interclube.JAR