Luanda - Mais de trinta atletas, em ambos os sexos, foram convocados para a pré-selecção nacional de boxe, com vista a participação de Angola no "Torneio Internacional Independência", a disputar-se de 22 a 25 de Maio, no pavilhão da Cidadela, em Luanda.
De acordo com uma nota de imprensa da Federação Angolana de Boxe (FABOXE), a que a ANGOP teve acesso, esta sexta-feira, a lista de pré-convocados íntegra 33 pugilistas masculinos e três femininos.
O Torneio Internacional realiza-se no âmbito das celebrações do 50.º aniversário da Independência Nacional, a assinalar-se em 11 de Novembro.
O evento contará com a participação de pugilistas de Angola, da África do Sul, de Moçambique, da República Democrática do Congo, do Congo Brazzaville e de Cabo Verde.
Os convocados concentram-se hoje (sexta-feira), no Centro Nacional de Medicina do Desporto, localizado na Cidadela, para a realização das inspecções médicas.
O combinado nacional será orientado pelo técnico cubano, Geovanis Pimentel, coadjuvado pela dupla Leonel Pavón e João Conceição.
Destaca-se nesta pré-convocatória, em masculinos, na categoria de 86 kg, Adriano Kiana (Centro de Capacitação de Talentos) medalha de ouro na Taça Internacional Nelson Mandela, decorrida na África do Sul, em 2024, e vencedor da Taça de Angola.
Ainda Miguel Kembo (Interclube-51 kg), campeão nacional e da taça de Angola, Ernesto Gomes (Interclube - 60kg), Faustino Managa (Electro do Lobito - 60 kg) e Daniel Gomes (Jeffo Sport - 60 kg).
E em feminino, destaca-se Ana Liberal (La Finca - 60 kg), Paulina Nzita (52kg) e Lóide Pinto (57kg), ambas do Interclube.
A selecção nacional estagiará na província do Huambo, devendo viajar assim que terminarem as inspecções médicas que se iniciam hoje. BSV/MC