Huambo – O Interclube venceu, este sábado, no Huambo, a 45ª edição do Campeonato Nacional de estrada em atletismo, nas categorias individual e por equipa, em sénior masculino e feminino.
A prova, num percurso de 15 quilómetros, com 72 atletas de oito clubes, iniciou no polígono florestal da Chianga e terminou defronte ao gabinete da Juventude e Desportos.
Trata-se dos atletas do Interclube, Petro Luanda e Dibondo Sport Clube (Luanda), Tchiwewe Sport Clube, 4 de Junho, Ngoy Sport e Grupo Desportivo Região Militar Centro (Huambo) e Joca Sport do Cuanza-Sul.
O Petro de Luanda, em masculino, ficou com a segunda posição, enquanto o Ngoi Sport do Huambo, ocupou o último lugar do pódio (3º).
Em feminino, a segunda posição coube ao Dibondo Sport Clube e Tchiwewe Sport do Huambo contentou-se com o terceiro lugar.
Na categoria individual venceu, em feminino, a Lucia Kapingãla, do Interclube, com um tempo de 57 minutos e 30 segundos, seguida pela Adelaide Machado, também do Interclube, com 58:17, e Maria Candela, do Dibondo, com 58:32.
Em masculino individual sagrou-se campeão Jeremias Candumbo, do Interclube, com 46:12, em segundo André Gabriel, do Petro de Luanda, com 46:48, e, em terceiro, António Xavier, do Joca Sport do Cuanza-Sul, com 47:06.
No final, o vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas da província do Huambo, Edgar Hilário, felicitou a organização por proporcionar aos cidadãos desta região do país uma prova de atletismo bastante competitiva e renhida.
Por seu turno, o presidente da Federação Angolana de Atletismo, Bernardo João, disse que a competição correu da melhor maneira possível e cumpriu com os requisitos exigidos, o que constitui um ganho para o desporto nacional.
O Interclube venceu em individual e por equipa, as últimas cinco edições do Campeonato Nacional de atletismo em estrada, realizadas na cidade do Huambo, nomeadamente em 2021, 2022, 2023, 2024 e o 2025. ZZN/JSV/ALH