Lobito - A Federação Angolana de Natação (FAN) realiza, sabado, uma prova de travessia à baía do Lobito, litoral de Benguela, com a participação de oitenta atletas, na sua maioria vindos de Luanda.
Em declarações à ANGOP, o director de prova, Jorge Lima, afirmou que está garantida a vinda do clube 1º de Agosto, Clube Náutico de Luanda e o Clube de Natação também de Luanda.
Explicou que será um circuito com quatro etapas. Uma e 750 metros, da prova de triatlo (natação, ciclismo e atletismo), uma de um quilómetro, outra de três e a última de cinco quilómetros.
Quanto à questão da segurança, disse estar tudo acautelado, principalmente o ambiente, que permite a visualização das ocorrências durante a prova.
Além disso, pequenos barcos de escolta estarão a uma distância de 250 metros, prontos para intervenção, no caso de houver alguma situação com um dos atletas.
A FAN vai premiar com medalhas os três atletas que completarem o pódium, segundo Jorge Lima.
Por sua vez, o responsável pelos atletas do Triaculo, Santos Completo, confirmou a participação da sua equipa na prova de 750 metros, com 30 competidores e cerca de 50 de Luanda.
"As condições estão criadas, temos uma das melhores baías do mundo para praticar desportos náuticos, por isso a Federação Angolana de Natação escolheu o Lobito para realizar esta prova", considerou.
Desde 2016 que não se realizava uma prova do género na baía do Lobito.
A baía, considerada por especialistas um quebra-mar natural, tem 5.000 metros de comprimento e dois mil metros na parte mais larga.
A largura do canal de acessso é de 300 metros e tem uma profundidade de 17 metros. TC/CRB