Moçâmedes - O governador do Namibe, Archer Mangueira, afirmou na terça-feira, em Moçâmedes, que o desporto escolar permite no ser humano, o desenvolvimento da prática de educação física, tornando o indivíduo mais saudável de forma física e mental.
Archer Mangueira fez esta afirmação no acto de abertura da XIII edição dos jogos escolares zonais sul, que decorre nesta provincia de 8 a 17 do mês em curso, com a participação do Cuando, Cubango, Cunene, Huíla e a anfitriã, Namibe.
O governante disse ainda que, com a realização do desporto escolar, os alunos e estudantes possam ter um crescimento saudável, criando asim a empatia e o bem fazer.
" O desporto escolar é a essência de qualquer actividade escolar, pois o povo do Namibe é exigente, quer estar sempre em alta competição, mas isto so é possivel, se desenvolvermos a prática do desporto escolar com várias competições escolares, zonais, provinciais e nacionais" , afirmou.
Aos atletas, o governador, desejou o espírito de fair play, camaradagem, irmandade e que vença o melhor.
O evento que decorre no município de Moçâmedes, vai acolher a disputa de jogos nas modalidades de andebol, voleibol, basquetebol, futebol, ginástica e xadrez.
As partidas vão decorrer nos campos das instituições escolares de ensino e no pavilhão Welwitschia Mirábilis e Estadio Joaquim Morais.
Os jogos escolares são dirigidos aos alunos do ensino primário e secundário das escolas do ensino público e privado, com idades compreendidas entre os 12 aos 16 anos.
O mesmo conta com o envolvimento de 508 atlectas e dirigentes desportivos.
A ronda inaugural destes jogos escolares teve inicio no pavilhão Welwitschia Mirábilis com a disputa na modalidade de andebol em masculino, entre as equipas do Cubango e Namibe. FA/MC