Luanda – A convocatória da Selecção Nacional de futebol para eliminatórias ao Mundial de 2026, a derrota do Petro de Luanda no Campeonato Nacional e actividades ministeriais marcam o noticiário desportivo da semana, na Agência Angola Press (ANGOP).
Da equipa de Angola, também designada Palancas Negras, o treinador Pedro Gonçalves, convocou terça-feira, em Luanda, 27 jogadores para o duplo compromisso das eliminatórias para o Campeonato do Mundo de 2026, no Canadá, México e EUA.
O facto ocorreu na sala de conferências da Federação Angolana de Futebol (FAF), em que esteve ladeado por Carlos Alonso “Kali”, vogal de direcção para as selecções nacionais.
A selecção concentra-se hoje, dia 16, em Lisboa (Portugal), onde vai realizar dois jogos de controlo e no dia 18 desloca-se a Benghazi (Líbia). Reconhece o relvado do estádio de Benghazi a 19 deste mês e joga no dia seguinte (20) para a 5.ª jornada, diante da similar da Líbia.
Angola volta a evoluir dia 25 deste mês, no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, com Cabo Verde, em desafio referente à 6.ª ronda.
Quanto à prova interna, a derrota do Petro de Luanda pelo Wiliete de Benguela, por 0-1, este domingo, foi a nota da 21ª jornada do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão (Girabola2024/25), disputado no Estádio de Ombaka.
O golo solitário da partida, pautado pelo equilíbrio, foi marcado por Karanga, aos três (3) minutos, aproveitando da melhor forma uma certa desatenção inicial da equipa visitante, em casa do adversário.
Apesar do resultado negativo, o campeão nacional, Petro de Luanda continua na liderança da prova, com 50 pontos, ao passo que o Wiliete é o 2º/48 pts.
No outro encontro, o 1º de Agosto (3º/39 pts) empatou com o Luanda City (13º/17), por 1-1, no Estádio dos Coqueiros, na capital do país, e o Kabuscorp do Palanca (11º/22) consentiu derrota caseira diante do Bravos do Maquis do Moxico (6º/32), por 0-2, no Estádio 22 de Junho.
Ainda no futebol, o técnico Roque Sapiri foi contratado, esta terça-feira, em Luanda, para orientar a equipa do Interclube até ao final da época`2024-25, em substituição de Mateus Agostinho “Bodunha”, afastado por maus resultados
Actualmente, o Interclube ocupa a 9.ª posição do Girabola 2024-25, com 25 pontos. A prova é liderada pelo Petro de Luanda, com 50 pts.
Da actividade do órgão reitor, o ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, e o embaixador de Cabo Verde em Angola, Júlio de Morais, abordaram, na quarta-feira, em Luanda, estratégias visando os jogos da CPLP, de 17 a 25 de Julho deste ano, em Timor Leste.
No fim do encontro, realizado na sede do ministério, Rui Falcão afirmou à imprensa tratar-se de mais uma reunião das que tem mantido com os países africanos da comunidade, para união de sinergias tendo em conta o evento.
Referiu que as concertações visam, sobretudo, reduzir as dificuldades que se impõe em competições do género, de modo a garantir que cada delegação tenha uma participação digna.
Por sua vez, o embaixador de Cabo Verde em Angola, Júlio de Morais, disse que a reunião teve como base o interesse de Cabo Verde em aprofundar as relações com Angola. Acrescentou ser do interesse do seu país que a caravana desportiva siga com Angola para o palco da competição, por questões logísticas.
Os jogos da CPLP foram instituídos em 1990 por meio de um Acordo Multilateral de Cooperação, assinado em Lisboa pelos Estados de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.
Ainda na sexta-feira, Rui Falcão, afirmou, em Ondjiva, província do Cunene, que estão a trabalhar com o Governo local, para a construção de novas infra-estruturas desportivas na região.
Falando à imprensa à margem do acto de lançamento da 1ª pedra para a construção do “campus Cunene”, destinado a juventude, o ministro disse que está tudo acordado com a governadora Gerdina Didalelwa, a respeito de projectos desportivos.
Fez saber que o projecto constitui a primeira infra-estrutura de apoio para o desporto escolar e comunitário, e outras surgirão no sentido de apoiar a província no desenvolvimento do desporto e poder acolher as provas nacionais nas várias modalidades.
Lembrou que as 21 províncias do país têm as mesmas necessidades, daí que o ministério tem estado a trabalhar com os governos, para se inteirar das prioridades ligadas ao incentivo da prática desportiva.
“Estamos a trabalhar em parceria com a Fundação Ngana Nzenza, não só aqui no Cunene, mas também em outros pontos, mas é preciso que depois se cuide da manutenção e exploração ao máximo do espaço”, frisou.
O governante destacou as valências do referido campus considerando um bom centro para a formação e recriação da juventude, apelando ao empenho de todos na sua construção e preservação.
Por sua vez, a ministra da Educação, Luísa Grilo, reconheceu que o campus é um espaço de ocupação dos jovens nos tempos livres com actividades úteis, educação física e o incentivo ao desporto escolar.
Destacou ser uma iniciativa louvável da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, que vai enquadrar os jovens em actividades nos vários ramos do saber.
Adiantou que o Ministério da Educação vai procurar identificar os gestores para manutenção do centro, bem como trabalhar na capacitação dos mesmos, para a sua sustentabilidade e conservação.
No basquetebol, a treinadora da equipa sénior feminina do Interclube, Elisa Pires, apresentou carta de demissão à direcção do clube, após recente derrota ante o 1.º de Agosto, na final da Supertaça.
Este facto ocorreu na véspera do arranque da 41ª edição do Campeonato Nacional “Liga Azule”, na quinta-feira (13). A técnica-adjunta, Ana Machado Lemos, também demitiu-se. Na presente época, as “polícias” perderam dois importantes troféus ante o 1.º de Agosto, nomeadamente, o Campeonato Provincial e a Supertaça.
Na competição masculina, o Petro de Luanda venceu, sábado, o Interclube, por 98-88, em jogo da segunda jornada da 2ª fase do Campeonato Nacional sénior, disputado no pavilhão da Cidadela.
Com esta vitória, o Petro de Luanda assume provisoriamente a liderança, com 13 pontos, ao passo que o Interclube mantém-se no terceiro posto, com 12 pts.
No sector feminino, o 1° de Agosto venceu hoje (domingo), em Luanda, o Inter B, por 71-35, no jogo da segunda jornada do Campeonato Nacional sénior (Liga Azule).
A equipa “militar” do treinador Paulo Macedo, ao intervalo já vencia a segunda formação da “polícia”, por 35-17.
Na partida, a jogadora do 1° de Agosto, Valentina Chiamae, foi a melhor marcadora, com 15 pontos, seguido da sua colega de equipa, Avelina Peso, com 11.
Ainda hoje para a segunda jornada da Liga Azule, o Clube Desportivo Escorpião da Boa Fé de Viana perdeu para o Labomba, por 74-75, e Sporting de Luanda venceu as Formigas do Cazenga, por 70-40. O Interclube folgou por imperativo de calendário.
Dos sete dias, o boxe também foi destaque, com o pugilista angolano Henrique Lando a conquistar, sábado, em Luanda, primeira Gala Internacional Profissional, em alusão ao mês Março, ao derrotar João Gomes “El Bamma Mastor”, após o oitavo e último round.
No combate de destaque e mais esperado da noite, o atleta dominou o oponente na categoria de 72 KGS, por 137 pontos, contra 126, em prova decorrida no pavilhão anexo à Cidadela, em Luanda. Henrique Lando, que evoluiu na África do Sul, é medalha de ouro dos jogos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Na outra prova profissional, também de cartaz, mas em feminino, Ana Liberal venceu Isabel Tomás, por 118-111 pontos, num combate também decidido no sexto e último round. Dos dez combates possível, apenas foram disputados sete, os restantes três não competiram porque os atletas não foram aptos nos testes médicos.
A gala, cujo objectivo foi promover o boxe profissional, enquadra-se na Jornada do Março Mulher e nas festividades dos 50 anos da Independência Nacional, a assinalar-se em 11 de Novembro. A competição internacional não contou com o pugilista da República Democrática do Congo, Dieu Mercy Mbidi, tido como cabeça de cartaz, por dificuldades de visto. VAB