Luanda – O presidente do Clube Escola Desportiva Formigas do Cazenga, o angolano Ngouabi Salvador, foi condecorado, pelo Chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, com a medalha de Cavaleiro da Ordem Internacional de Mérito.
Em cerimónia, a realizar-se no dia 28 de Novembro, nas instalações da Embaixada de França em Angola, Luanda, o dirigente desportivo receberá a distinção, em função da sua contribuição para a cooperação com instituições e o Estado francês.
O líder da agremiação formativa, situada no município do Cazenga, exprimiu, em Luanda, à ANGOP, o seu regozijo pela atribuição, que considera dignificar o trabalho da sua colectividade e de todos os angolanos.
A condecoração, acrescentou, serve, também, de estímulo, para prosseguir com o trabalho de acção social e integração de crianças, por via do desporto.
Em 2021, a quadra desportiva do Clube Escola Formigas do Cazenga beneficiou de obras de restauração, além da formação de quadros, numa iniciativa da Embaixada de França em Angola, apadrinhada pela antiga estrela da NBA, Tony Parker.
Estas e outras acções resultaram na assinatura formal de um memorando de entendimento entre a Agência Francesa de Desenvolvimento, Clube Formigas do Cazenga, Embaixada da França em Angola e empresas associadas.
O Projecto Formiguinhas do Cazenga, que integra mais de 300 crianças da comunidade, além de ensinar as técnicas de basquetebol, também inclui valores académicos e de cidadania.
Está igualmente envolvido em competições, com destaque para o basquetebol.
A instituição já produziu vários jogadores para alta competição, a exemplo de Sara Caetano, que actua em França, após formação na Academia Tony Parker.
Da iniciativa francesa, voltada para o basquetebol feminino, junta vários projectos num único, incluindo o Fundo de Solidariedade para os Projectos Inovadores, bem como da Tony Parker Academy, do antigo jogador do San Antonio Spurs da NBA. VAB