Luanda - A Selecção Nacional sénior de judo, em ambos os sexos, conquistou 19 medalhas, das quais sete de ouro, cinco de prata e sete de bronze, no OPEN Internacional terminado este domingo, em Luanda.
Em masculinos, foram medalhas de ouro Leonardo Barros (60 kgs), António Candeeiro (73kgs), Adriano Tchissende (90kgs), Pedro Edmilson (66kgs) e Wilson Afonso (81kgs).
Em femininos, conquistaram o ouro Maria Niangi e Andreza António, feitos que colocam os anfitriões na primeira posição da classificação geral.
Na prova africana, disputada por 181 atletas de 21 países, a Bósnia, na condição de convidada, ocupou a segunda posição da classificação, com duas medalhas de ouro, seguida dos Camarões, com uma de ouro.
A prova teve inicio na quinta-feira, com o escalão de júnior e Angola arrecadou 36 medalhas, sendo 11 de ouro, 10 de prata e 15 de bronze.
Na sexta-feira, em Cadetes, o combinado nacional arrebatou 23 medalhas, num escalão que contou apenas com São Tomé e Príncipe, além de Angola.
Os judocas nacionais conquistaram oito medalhas de ouro e cinco de prata, contra zero dos adversários.
No cômputo geral, o evento teve representantes de Angola, Burundi, Bósnia, Botswana, República Centro Africana, Côte d'Ivoire, Camarões, RDC, Cabo Verde, Gabão, Marrocos, Malawi, Moçambique, Panamá, Paraguai, São Tomé e Príncipe e Uruguai.
O OPEN africano contou com a participação de concorrentes de outros continentes, na condição de convidados.
BSV/MC