Luanda - Preparação de atletas e técnicos, Cooperação institucional, Tecnologias, Luta contra a dopagem e Desporto de inclusão figuram entre os acordos de cooperação rubricados, nesta segunda-feira entre Angola e Sérvia.
Tendo como signatários a ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa e o seu homólogo, Husseyn Memitchi, em Belgrado, capital da Sérvia, a parceria contempla, igualmente, o Patrocínio desportivo, Medicina desportiva e Formação de especialistas.
Promoção ao desporto paralimpico, Especial olympics, Protecção de jovens atletas, Promoção do género, Manutenção de infra-estruturas, Programas de desporto nas escolas de base e universidades, figuram, também, dos acordos entre os dois estados.
A Ministra Palmira Barbosa, que desenvolve uma visita de trabalho naquele país do Leste da Europa, é acompanhada pelo Director Nacional para os Desportos, Nicolau Daniel e pelos presidentes da Federação Angolana de Futebol, Artur de Almeida e Silva e de andebol, José de Amaral “Maninho”.
Recorde-se, no quadro da sua agenda, Palmira Barbosa destacou domingo as qualidades do fundador da Nação angolana, António Agostinho Neto, nas actividades alusivas ao 17 de Setembro, dia do Herói Nacional.
Num evento, organizado pela embaixada de Angola na Sérvia, a ministra falou sobre a dimensão humana e patriótica de Neto, que conduziu Angola até a independência, proclamada em 11 de Novembro de 1975.
As cções comemorativas sobre a efeméride começaram com a deposição de flores no busto do primeiro Presidente de Angola, em acto que juntou mais de 150 individualidades, entre políticos, estudantes e amigos de Angola.MC