Luanda - A província de Luanda vai contar em breve, com um processo de recolha selectiva de plásticos, no quadro da implementação do projecto de economia circular, informou hoje, quarta-feira, a ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho.
A governante falava à imprensa no final de uma audiência da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, à embaixadora da União Europeia, Rosário Bento Pais, tendo adiantado que, nesta altura, trabalham para colocar contentores em pontos específicos nos municípios, criar pontos de vendas e ecopontos.
Explicou tratar-se de um projecto de âmbito nacional.
Sobre o encontro com a embaixadora da União Europeia, disse que serviu para apreciarem o que têm estado a fazer e solicitar apoio na elaboração do Plano Nacional de Adaptação, voltado às alterações climáticas, previstas também na sua Estratégia Nacional.
Apontou ser o momento de iniciarem a elaborar a nova Estratégia Nacional para Biodiversidade, uma vez que a actual, com vigência 2019/2025, está em fase de conclusão.
Salientou estarem a trabalhar com a União Europeia no projeto do corredor do Lobito, com incidência nas áreas de conservação dos parques nacionais da Quissama e Kangandala, reservas da Chimalavera e do Luando, para desta forma se ultrapassar os constrangimentos existentes.
"Temos estado a apontar que os constrangimentos, de uma forma geral, são de infraestrutura de apoio a fiscalização, revitalizar o repovoamento animal e o empoderamento das comunidades vizinhas", acrescentou. SJ/OHA