Luena - A ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, anunciou, esta quarta-feira, no Luena, província do Moxico, um plano de reactivação do Parque Nacional da Cameia, com vista a protecção da vida selvagem.
A governante anunciou o facto durante um workshop em alusão ao Dia Mundial dos Fiscais de Parques, assinalado na passada segunda-feira finda (31 de Julho).
Informou que o plano de reactivação do Parque Nacional da Cameia consiste no destacamento de fiscais naquele espaço para reforçar a educação ambiental e garantir a gestão sustentável da biodiversidade e dos recursos naturais.
Conforme a titular da pasta, essa medida poderá gerar benefícios às gerações presentes e vindouras, bem como gerar emprego e riquezas.
Ana Paula de Carvalho disse que essa acção será concretizada por via de uma parceria pública-privada para garantir melhor gestão e proporcionar desenvolvimento do ecoturismo no país.
Essa pretensão foi aplaudida pelo director do Gabinete Provincial do Ambiente no Moxico, Paulo Lumai, considerando que o Parque encontra-se descaracterizado, devido à carência de infra-estruturas e apoio administrativo, sobretudo de fiscais.
País aposta na educação ambiental
A directora Nacional de Educação Ambiental, Karelia Costa, informou que o país possui uma Estratégia Nacional de Educação Ambiental (2022-2050), dividida em várias componentes.
A referida estratégia desemboca, disse, na sensibilização constante dos cidadãos de todos os extractos sobre a necessidade de se cuidar do meio ambiente.
O Dia Mundial dos Fiscais dos Parques Nacionais, institucionalizado em 2007, é uma data consagrada mundialmente, para reconhecer o trabalho crucial destes profissionais, na conservação da biodiversidade.
A agenda da ministra, que desenvolveu uma jornada de trabalho de dois dias no Moxico, está marcada com uma visita ao Parque da Cameia, localizado no município com o mesmo nome, a 106 quilómetros a leste da cidade do Luena, capital provincial.
O Parque Nacional da Cameia conta com uma área de 14 mil e 450 quilómetros quadrados, tendo sido estabelecido em 1935 como reserva de caça e elevado para categoria de parque em 1957.
Estima-se que o Parque Nacional da Cameia é constituído, por várias espécies de animais, com destaque para Palancas Vermelhas, Songue, Nunce, Leão, Hiena Malhada, Leopardo e Chita. LTY/TC/YD