Ondjiva – A docente Lliyan Hernández defendeu quinta-feira, em Ondjiva, província do Cunene, a necessidade da preservação e aproveitamento racional da biodiversidade, de modo a garantir a sustentabilidade da vida na terra.
Falando a propósito do Dia Internacional da Biodiversidade, assinalado a 22 de Maio, a professora de biologia do Instituto Politécnico de Ondjiva disse que a mesma deve ser cuidada por apresentar uma fonte de variedade de alimentos e outros produtos proveitosos para a garantia da vida humana.
"A biodiversidade tem um importante valor social, cultural e económico, uma vez que a vida humana depende directamente dela no aproveitamento dos alimentos, água e medicamentos", salientou.
Neste sentido, advogou o reforço das medidas de protecção das várias espécies de plantas e animais em risco de extinção.
De igual modo, advogou a promoção de actividades práticas nas escolas e nas comunidades para a consciencialização da população sobre a importância da preservação da biodiversidade.
Angola aposta na conservação da biodiversidade
Angola implementa desde 2018 a “Estratégia Nacional da Biodiversidade” , cujo plano de acção visa garantir, até 2025, que os ecossistemas sejam resilientes, fornecendo serviços essenciais e contribuindo para o bem-estar da população.
A ideia consiste na implementação de projectos de expansão e fortalecimento de áreas de conservação, criação da primeira área de conservação marinha em Angola, bem como acabar com a caça furtiva e o conflito homem-animal.
A estratégia em curso assenta nas metas do PDN 2018/2022 e na Estratégia Nacional a Longo Prazo, Angola 2020/2025, para manter os serviços de ecossistemas, manutenção de um ambiente sadio e não poluído e partilha de benefícios essenciais para todos.
O Dia Internacional da Biodiversidade foi proclamado pela Organização das Nações Unidas a 22 de Maio de 1992, com o intuito consciencializar a população de todo o mundo a respeito da importância da diversidade biológica e da preservação da biodiversidade em todos os ecossistemas.
Esta data consiste numa homenagem ao dia em que foi aprovado o texto final da Convenção da Diversidade Biológica, intitulado: “Nairobi Final Act of the Conference for the Adoption of the Agreed Text of the Convention on Biological Diversity”.
A biodiversidade é a base que sustenta toda a vida na terra e na água. Ela afecta todos os aspectos da saúde humana ao fornecer ar e água limpos, alimentos nutritivos, medicamentos e resistência natural a doenças.
O dia é ideal para a reflexão sobre os 17 Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que têm como propósito estimular esforços para que, até 2030, todas as acções sejam aplicadas universalmente, e assim contribuam para o fim de todas as formas de pobreza, promovam a luta contra as desigualdades e combatam as alterações climáticas, assegurando que ninguém seja deixado para trás.PEM/LHE/MCN