Saurimo- Dezassete cooperativas agrícolas da província da Lunda-Sul beneficiaram (quinta-feira) de um crédito em equipamentos, no âmbito do financiamento à mecanização ligeira da agricultura familiar.
Operacionalizado pelo Fundo de Desenvolvimento Agrário de Angola (FADA), o financiamento enquadra-se no Programa de Aceleração da Agricultura Familiar e Reforço da Segurança Alimentar, tem como objectivo fomentar e maximizar os níveis de produção e promover a modernização das práticas agrícolas.
As cooperativas dos quatro municípios que compõem a província da Lunda-Sul, receberam cinco tratores e 12 motocultivadoras, avaliados em 333 milhões, 345 mil e 484 Kwanzas.
Na ocasião, a Presidente do Conselho de Administração do Fundo de Desenvolvimento Agrário de Angola (FADA), Felisbela Francisco, sublinhou que o reembolso dos valores pode ser feito em cinco anos e contempla um ano de carência capital e nove de juros.
Acrescentou que as taxas de juro variam de 1 a 3 porcento e os valores a desembolsar dependem do tipo de equipamento, sendo que para tratores o limite máximo é de 50 milhões de kwanzas e Kz 10 milhões para as motocultivadoras.
Fez saber que para ter acesso ao financiamento para motocultivadoras , o beneficiário deve ter no mínimo dois hectares de terra já produzidos e para os tratores é exigido 50 hectares.
Para além da Lunda-Sul, o programa que prevê financiar mais de três mil equipamentos, abrange na segunda fase, as provincias do Cunene, Zaire, Lunda-Norte, Moxico, Cuando-Cubango, Luanda, Bengo, Cuanza-Norte e Cabinda.
Até Julho deste ano, o FADA financiou dois mil e 700 projectos agrícolas , no país , com um valor global de 23 mil milhões de Kwanzas.
Por seu turno, o governador da Lunda-Sul, Daniel Neto, apelou sentido de responsabilidade por parte dos beneficiários, sobretudo no reembolso dos valores. EM/JW/HD