Kinshasa - O Presidente da RDC chegou quinta-feira, 17 de Abril, a Lubumbashi, capital da província de Haut-Katanga, para o lançamento oficial da 9ª edição da Expo Béton, dedicada aos corredores do sul do país.
Segundo o jornal Lá Prospérité, o evento ocorreu dentro do prédio da Assembleia Provincial de Haut-Katanga.
A Concrete Expo é dedicada aos corredores do sul da República Democrática do Congo, interligados com diversas províncias do país, bem como com certos países que fazem fronteira com a RDC.
Em seu discurso, o Chefe de Estado indicou que sonha com uma rede ferroviária ligando o Grande Katanga ao Grande Kasai, até o porto de águas profundas de Banana, antes de especificar que as discussões que ocorrerão ali se concentrarão em questões importantes, como a estruturação da mineração artesanal.
Além disso, continuou, o crescimento da República Democrática do Congo será irreversível, ao mesmo tempo em que apela aos actores envolvidos para que transformem juntos esse corredor em oportunidades concretas para empresas, comunidades e jovens congoleses.
“Que esta 9ª edição da Expo Béton seja um catalisador de ideias e acções para construir uma República Democrática do Congo mais conectada, mais próspera e mais unida”, enfatizou.
Além disso, Félix Tshisekedi salientou que o seu país deve, sem dúvida, avançar no sentido de abrir suas províncias que são “ricas” em recursos humanos e naturais para que elas estejam conectadas umas às outras e liberem todo seu potencial.
Aeroporto Novo Luano
O Chefe de Estado também lançou a primeira pedra para a construção do novo e moderno aeroporto de Lubumbashi, um projecto financiado pelo governo provincial.
O interior do terminal contará com arquitectura contemporânea e equipamentos de última geração.
Da primeira fase, dois alojamentos estarão em funcionamento, com possibilidade de expansão antecipada.
O projecto também incorpora elementos essenciais para garantir a segurança e a sustentabilidade, incluindo a modernização das instalações de combate a incêndios de aeronaves da ARFF, em conformidade com a categoria 9 da ICAO, um hangar de armazenamento e manutenção para equipamentos de apoio em solo, um edifício de serviços públicos e uma estação de tratamento de águas residuais, para operações ecologicamente correctas.
A obra será concluída em apenas 20 meses. Durante a fase de construção, aproximadamente 1.200 trabalhadores serão mobilizados. Após a conclusão da infraestrutura, 600 empregos permanentes serão criados para garantir o funcionamento do local.
Ao desembarcar do avião, o Presidente da República foi recebido pelo Governador Provincial, Jacques Kyabula Katwe, acompanhado por diversas autoridades político-administrativas e militares, além de figuras políticas locais. ADR