Adis Abeba - O Presidente da Comissão da União Africana, Mahmoud Ali Youssouf, recebeu com profunda tristeza e pesar a notícia do falecimento do Papa Francisco, uma voz moral imponente da actualidade e um firme defensor da paz, da justiça, da compaixão e da dignidade humana.
Numa nota publicada no site da organização, avança que em nome da organização, dos seus Estados-Membros e do povo africano, o Presidente apresenta as suas sinceras condolências à Santa Sé, à comunidade católica global e a todos aqueles que se inspiraram na extraordinária vida de serviço, humildade e liderança espiritual do Papa Francisco.
O Papa Francisco, prossegue a nota, será lembrado pelo seu compromisso inabalável com a promoção da coexistência pacífica, pelo seu serviço aos pobres e marginalizados, pelos seus ousados apelos por justiça climática, pela sua busca incansável pelo diálogo entre religiões e culturas e pelos seus esforços persistentes para construir pontes onde outros viam muros.
Acrescenta ainda que a sua voz transmitiu clareza moral num mundo cada vez mais fragmentado, e o seu legado ressoará por gerações futuras.
O Presidente presta, igualmente, homenagem ao corajoso engajamento do Papa com o continente africano, amplificando as vozes dos que não têm voz, defendendo a paz e a reconciliação e se solidarizando com os afectados por conflitos e pobreza.
A oeganização, neste momento de luto global se une ao mundo para homenagear uma vida que exemplificou a fé em acção e para orar por conforto e força para todos os que sofrem esta profunda perda.
Que Sua Alma Descanse em Paz Eterna, lê-se no documento. JM