Niamey - O ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria, Yusuf Maitama Tuggar, é aguardado esta quarta-feira, em Niamey (Níger), para uma visita ligada ao processo de reaproximação entre Abuja e Niamey, informa a agência APA.
Esta viagem surge após vários meses de tensões causadas pela tomada de poder do Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria (CNSP) no Níger, em Julho de 2023.
Uma primeira iniciativa neste sentido foi registada no início de Março, quando o chefe da diplomacia nigerina, Bakary Yaou Sangaré, recebeu o embaixador nigeriano em Niamey, Mohammed Sani Usman.
Na ocasião, os dois governantes discutiram as perspectivas de fortalecimento da cooperação bilateral, num clima ainda marcado por divergências em questões de segurança transfronteiriça.
De acordo com a diplomacia nigerina, as discussões centraram-se, em particular, na luta contra o terrorismo e o crime organizado na zona de fronteira.
Niamey expressou reservas sobre o novo sistema de controlo implementado pela Nigéria nas suas fronteiras, que considerou prejudicial às populações locais.
Posteriormente, as duas partes acordaram a necessidade de consultas técnicas, bem como reafirmaram o desejo de manter o diálogo diante dos desafios partilhados de segurança. CV