Lagos - O estado de Lagos consolidou a sua posição como um dos principais centros económicos de África, com seu Produto Interno Bruto (PIB) subindo para US$ 259,75 biliões com base na Paridade do Poder de Compra (PPC).
De acordo com o jornal online The Nation, este marco faz da capital comercial da Nigéria a segunda maior economia urbana do continente, atrás apenas do Cairo, no Egpito.
O anúncio foi feito quarta-feira durante o lançamento da Atualização de Desenvolvimento Económico de Lagos (LEDU) 2025.
Segundo o relatório, o PIB do estado ficou em US$ 259,75 biliões em 2023 e testemunhou um crescimento notável no primeiro semestre de 2024, expandindo para N27,38 triliões, de N19,65 triliões ( na moeda nacional naira) no ano anterior.
Esse aumento reflecte a força económica de Lagos e seu papel como um centro de comércio, investimento e desenvolvimento.
Apesar do crescimento impressionante, o relatório destacou preocupações sobre a mobilização de receitas, com a relação imposto/PIB do estado registada em 2,3%, indicando a necessidade de melhores políticas fiscais.
O governador de Lagos, Babajide Sanwo-Olu, usou seu X para comemorar o mais recente marco económico do estado.
“Lagos continua na vanguarda da transformação económica de África e o melhor ainda está para vir”, afirmou o governador. ADR