Pretoria - (Da correspondente) - O governo sul-africano aplaudiu o crescimento do emprego no quarto trimestre de 2024, conforme reporta o último inquérito divulgado pelas Estatísticas do país (Stats SA).
De acordo com o relatório apresentado, o emprego aumentou em 12.000 postos, elevando o número total de pessoas no sector formal não agrícola para 10,64 milhões até Dezembro de 2024.
Isto representa uma elevação modesta, mas significativa, de 0,1% em relação ao trimestre anterior, pode ler-se.
O sector comercial liderou os ganhos do emprego, seguido pelos serviços empresariais, ao mesmo tempo que foi notório o crescimento no ramo dos transportes e da electricidade, provando o trabalho contínuo para fortalecer estas importantes indústrias.
Por outro lado, o emprego a tempo inteiro demonstrou um aumento de 19.000 postos no último trimestre do ano findo, ao passo que o trabalho parcial experimentou uma melhoria de 2.000 empregos, (de 1,151 milhões em Setembro de 2024, para 1,153 milhões em Dezembro do citado ano).
O relatório destaca ainda um crescimento de 6,1% no total dos rendimentos brutos pagos aos funcionários.
O governo reconhece que apesar da melhoria trimestral, o emprego na íntegra continua a ser inferior ao de há um ano. No entanto, o ligeiro aumento demonstra o trabalho conjunto do executivo e das empresas para impulsionar a criação de emprego e apoiar a recuperação económica.
"O governo continuará a laborar com diversas partes interessadas, incluindo empresas e parceiros sociais, de modo a acelerar os esforços de retirar pessoas do desemprego e garantir um crescimento económico inclusivo que beneficie todos os cidadãos"- adianta o relatório. RB/ADR