Cairo - O ministro das Relações Exteriores do Egipto, Badr Abdelatty, chegou a Riad nesta segunda-feira para uma visita oficial com o objectivo de aprofundar as relações entre Egipto e Arábia Saudita e promover a coordenação em relação aos desafios regionais mais urgentes, particularmente a crise em curso em Gaza.
De acordo com um comunicado do Ministério das Relações Exteriores do Egipto, citado pelo jornal Ahram, Abdelatty participará de uma sessão do Comité de Acompanhamento e Consulta Política Egípcio-Arábia Saudita, um fórum bilateral fundamental para discutir a cooperação estratégica e o alinhamento da política externa entre as duas potências árabes.
Durante a visita, Abdelatty deverá se reunir com diversas autoridades sauditas de alto escalão para discutir desenvolvimentos regionais e formas de fortalecer a colaboração, inclusive nas áreas de cooperação económica e de segurança.
A viagem ocorre em meio aos contínuos esforços diplomáticos do Cairo e de Riad para restaurar um cessar-fogo entre Israel e o Hamas.
Egipto e Arábia Saudita têm se coordenado estreitamente para retomar um acordo estagnado que visa implementar um roteiro de três fases para interromper a guerra, garantir a libertação de prisioneiros e facilitar a ajuda humanitária à Faixa de Gaza sitiada.
A visita também destaca o amplo esforço diplomático do Egipto para envolver os Estados do Golfo em questões de segurança regional, incluindo a escalada militar israelita na Cisjordânia, a situação humanitária em Gaza e a instabilidade generalizada no Oriente Médio. ADR