Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola to host African Judo Championship in 2025

     Sport              
  • Luanda • Wednesday, 18 September de 2024 | 14h34
Presidente da Federação Angolana de Judo, Hermenegildo Santos
Presidente da Federação Angolana de Judo, Hermenegildo Santos
Nelson Malamba - ANGOP

Luanda - Angola vai albergar o Campeonato Africano de judo em cadetes e juniores no próximo ano, em Luanda, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, anunciou hoje, o Presidente da Federação Angolana de Judo (FAJ) , Hermenegildo Santos.

Em declarações esta quarta-feira à ANGOP, na capital do país, o presidente da federação afirmou que o país tem dado passos significativos no judo africano, pois conseguiu organizar dois campeonatos internacionais, nomeadamente, a 1ª e 2ª edição do “Luanda Open” (2023 e 2024).

Pela qualidade organizativa, estrutura e nível de condições, por exemplo, equipamento desportivo, entendeu que têm capacidade para organizar um Campeonato Africano.

 Solicitou a União Africana que permitisse a realização da prova, porque de alguma forma vai ajudar a dinamizar o judo e também colocar Angola num nível mais alto do mapa africano e no mundo.

Em relação ao nível técnico e administrativo, Hermenegildo Santos referiu estar bem e os resultados obtidos nos últimos três anos são prova disso.

 De acordo com o responsável, Angola conquistou um total de 303 medalhas internacionais, durante o ciclo olímpico 2020-2024.

“Há sempre espaços para melhorias, mas acreditamos que no próximo ciclo olímpico 2024-2028, vamos conseguir obtê-las”, frisou.

 Quanto ao orçamento, ainda não há um valor aprovado, aguarda pelo anúncio oficial do Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD), o principal financiador do campeonato.

Estima-se mais de 300 atletas e cerca de 30 ou 35 países participantes. Dos países tradicionais, constam o Senegal, Camarões, Egipto, Marrocos, Argélia, Tunísia, Guiné, Madagáscar, África do Sul, Botswana, Zimbabwe e República Democrática do Congo (RDC).

 Hermenegildo Santos declarou que nos últimos dois anos, os judocas nacionais têm aparecido no ranking mundial por participarem no “Luanda Open”, uma oportunidade que os atletas têm para serem vistos no mundo.

 Afirmou que o  “Luanda Open” é um campeonato que dá pontos para o ranking mundial, portanto, qualquer judoca no escalão de cadete ou júnior almeja participar num Campeonato Africano.

 No decurso do ciclo olímpico 2020-2024, o judo angolano conquistou um total de 303 medalhas internacionais. IN/WR





News of interest

AU Security Council meeting begins

 Friday, 14 February de 2025 | 16h34

Angola's history advertisement defended

 Friday, 14 February de 2025 | 14h42

Visual Arts Prize- Finalists awarded on Monday

 Friday, 14 February de 2025 | 11h25

IESA sponsors soybean farming techniques in eastern Huila

 Friday, 14 February de 2025 | 10h47

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+