Lubango - As principais unidades hoteleiras do Lubango, na Huíla, estão com as reservas esgotadas no mês de Agosto e a justificação está nos eventos das Festas da Senhora do Monte, sendo que a maior parte dos pedidos foi feito entre Junho e Julho.
Os seis espectáculos músico-cultural que trazem à Huíla mais de 60 artistas, a Expo-Huíla, a Feira do Gado, a semana da moda da Huíla e o primeiro festival de rappel da Leba, são alguns eventos que trazem milhares de forasteiros ao Lubango e movimentam a economia local.
Unidades como o Pululukwa Resort, o Casper Lodje, o Serra da Chela, o Chik Chik, o Novo Hotel, o Hotel Lubango dizem estar com a "casa cheia", num município que dispõe de 12 hotéis, dois resorts, 12 aldeamentos turísticos, 20 pensões, 84 hospedarias, 374 restaurantes e mil 146 similares.
Para o director do Hotel Chik Chik, Paulo Tiongo, a taxa de ocupação actualmente é de 70 por cento, mas até o final de semana atingira a cifra máxima.
"A nível de receitas representa um valor significativo para a nossa unidade, de maneira que possamos resolver várias questões que têm a ver com os ordenados, aquisição de materiais para continuar a trabalhar na reestruturação da unidade e mantê-la nos níveis mais alto", manifestou.
Já o director-geral da Serra da Chela, José Joaquim, considera ter uma boa procura e a taxa de ocupação está hoje, terça-feira, a 90 por cento, mas as reservas já estão em 100.
"Comparando com a capital, os nossos preços não assustam. Os nossos clientes a maioria vem de fora da Huíla, assim como do exterior do país, estão habituados a pagar acima de 100 dólares e ainda temos uma boa procura", reforçou.
Para, o gerente do Hotel Lubango, Quaresma Kinavuidi, apesar de estarem a 62 por cento da sua taxa de ocupação, as reservas todas estão preenchidas durante os próximos dias.
Por conseguinte, o gerente do Novo Hotel, Paulino Putu Binji, apesar da alteração dos preços nos serviços, estão com uma taxa de ocupação aceitável e o mês de Agosto acaba por ser um período que não precisam reclamar da falta de hospedes. EM/MS