Huambo- A culinária angolana constituiu a maior preferência dos turistas nacionais e estrangeiros, que procuraram, em 2023, pelos pratos típicos em vários hotéis, restaurantes e similares da província do Huambo, apurou a ANGOP, esta quarta-feira.
Trata-se de uma gastronomia que resulta de uma fusão da culinária portuguesa, brasileira e a local que, começa já ganhar aceitação nacional e internacional com ingrediente de cereais, tubérculos, frutas e um conjunto de verduras com padrões tradicionais que representam a diversidade cultural dos angolanos.
Numa ronda efectuada pela ANGOP, nas principais unidades hoteleiras, restaurantes e similares desta região, os turistas solicitam, principalmente, o funge (uma massa cozida feita de farinha de milho ou mandioca) normalmente acompanhada de carne ou peixe, para além do arroz, a massa alimentar, batatas doce e rena, grão de bico, feijão, lentilhas, abóboras e um conjunto de caldos.
O calulu , carnes diversas grelhadas, o frango frito desfiado no pão com salada de cenoura e repolho são outras propostas encontradas nos hotéis, pensões, hospedarias e complexos habitacionais, degustado pelos turistas nacionais e estrangeiros que escalaram a província do Huambo.
Ana Ngueve Dumbo, funcionária de uma unidade hoteleira, disse que a maior parte dos clientes que frequentam o estabelecimento, entre estrangeiros e nacionais, solicitou pratos típicos de Angola.
Luis Martins, gerente de uma das principais unidades hoteleiras da província do Huambo, disse que 95 por cento dos turistas solicitaram, em 2023, a gastronomia angolana.
Fazem parte da comida típica de Angola: o funge, calulu, feijão de óleo de palma, mufete, quibaba e uma variedade de verduras.
Dados divulgados recentemente pelo departamento local do Turismo indicam que a província do Huambo recebeu, em 2023, um total de 18 mil 390 turistas, entre nacionais e estrangeiros, contra dois mil 171 registados em 2022, que frequentaram hotéis, hospedarias, pensões e complexos habitacionais nos 11 municípios que compõem esta região do Planalto Central. LT/JSV/ALH