Ndalatando – Mais de sete mil turistas visitaram a província do Cuanza-Norte, em 2023, com destaque para o turismo religioso e académico.
Em 2019, a provincia não registou a entrada de turista, em consequência das medidas de restrição à mobilidade pela pandemia da Covid, e em 2022 teve um movimento de cerca de 800 turistas, de acordo com o Gabinete Provincial da Cultura, Juventude, Desporto e Turismo.
Os santuários de Nossa Senhora das Victorias, em Massangano, e da Nossa Senhora Auxiliadora, na Kipata (periféria de Ndalatando), são os locais que registaram, em 2023, maior número de visitantes por turismo religioso.
Segundo o responsável do Departamento da Cultura, Património Histórico e Assuntos Religiosos, Gerilson da Costa, na peregrinação anual aos referidos santuários a província recebeu turistas de várias províncias de Angola, como Benguela, Malanje, Huambo, Luanda, Cabinda e Uige e de alguns municípios do Cuanza Norte.
Já para visitas académicas destacam-se a Horto Botânico do Kilombo e a comuna de Massango, que foi capital provisória de Angola, no período colonial, na altura da ocupação de Luanda pelos Holandeses.
No centro turístico de Massangano estão localizados o túmulo do capitão português Paulo Dias de Novais, a praça dos escravos, a câmara de reclusão e a Igreja de Nossa Senhora das Victórias (datados do século XVI).
Gerilson da Costa disse que constam das estratégias do sector, para impulsionar a actividade turística na província, a inventariação, classificação e divulgação de informações sobre locais turísticos, monumentos arquitectónicos e sítios paisagísticos naturais.
Esta também em carteira políticas de divulgação destes locais nas escolas e pontos estratégicos da cidade, através do projecto “Literatura Comunitária”.
A província do Cuanza Norte tem 85 centros e espaços turísticos, dos quais dois estão classificados - a cidade do Dondo e o centro turístico de Massangano, ambos no município de Cambambe.
Dos pontos turísticos cadastrados, 35 têm acesso com condições propícias para o turismo rural, náutico e ecológico.
Os pontos turísticos estão localizados nos 10 municípios da província, em que se destacam o Horto Botânico do Kilombo, a Fonte de Água de Santa Isabel, as Furnas do Zanga e o Morro do Binda, no município de Cazengo, o Centro Turístico de Massangano, a Marginal do Dondo e Corredor do Kwanza, em Cambambe.
Fazem também parte dos pontos cadastrados o Santuário de Camabatela, no município de Ambaca, as Furnas de Kokolombolo e Quedas da Quilessa (Lucala), assim com a Zona Turística e de Consagração de Mazalala (Golungo Alto).
Localizada no estremo Oeste de Angola e a 190 quilómetros de Luanda (capital do país), a província do Cuanza Norte tem uma extensão territorial de 20.252 quilómetros quadrados. IMA/ASS