Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Suspensão da ligação aérea Lubango-Windhoek afecta turismo na Huíla

     Turismo              
  • Huíla • Sexta, 28 Junho de 2024 | 09h59
Passageiros em aeronave da TAAG
Passageiros em aeronave da TAAG
Morais Silva - ANGOP

Lubango – A ligação aérea entre as cidades do Lubango, província da Huíla, e de Windhoek, capital da Namíbia, desde 2022, está afectar consideravelmente o fluxo de turistas europeus, sul-africanos e namibianos à Huíla.

Antes dessa interrupção, o Lubango tinha, pela Companhia Aérea de Bandeira, três frequências semanais (terça, quinta e domingo), com os voos sempre lotados, sendo a Huíla, na altura, a única província com ligação ao exterior, a seguir a Luanda.

É por essa via chegava mais de 70 por cento dos turistas estrangeiros que tinham como destino à Huíla e o Namibe, favorecida, sobretudo, pelo pouco tempo de viagem (1h30 minutos).

Em entrevista hoje, sexta-feira, à ANGOP, o director provincial da Hotelaria, Turismo, Juventude e Desportos, Osvaldo Lunda, afirmou que a suspensão “afectou duramente” o fluxo de turistas, pois a ligação por estrada (15 horas de viagem) acarreta riscos que os visitantes, muitas vezes, não querem enfrentar.

“Temos tido contacto com várias pessoas nacionais e estrangeiras que vivem  na Namíbia e na África do Sul, que demonstraram claramente o seu descontentamento pela interrupção dessa ponte aérea”, expressou.

O gestor assinalou que é uma situação que coloca o país na “cauda” dos destinos turísticos mais procurados por visitantes da SADC, dado que a Namíbia é uma importante “porta” de entrada e quase sempre repassava parte dos visitantes à Huíla.

“Alguns turistas nos têm confidenciado que o destino final não é Luanda, pelo que é preciso abrir  o mercado interno, criar essa triangulação de voos, condições para a certificação de mais aeroportos, com vista a que o fluxo do turismo aumente com os 98 países autorizados a visitar o país sem visto”, frisou.

Sem avançar números, admitiu que a frequência de turistas vindos da Namíbia baixou consideravelmente, embora haja os que vêem por terra, mas que não podem ser o foco, porque normalmente estão equipados e gastam pouco.

Contudo, fez saber que o Governo da Huíla está a trabalhar junto da TAAG, no sentido de melhorar as tarifas aéreas e já obteve uma promessa do seu PCA em rever os preços.

Chamou a atenção da Agência Nacional de Aviação Civil, no sentido de rever as suas políticas, sendo mais versátil, no sentido de olhar à necessidade de orientar melhor às companhias aéreas que aspiram o mercado angolano.

Outra questão que inibe o turismo no Sul, segundo a fonte, é a degradação acentuada das estradas Lubango/Benguela, Lubango-Huambo e Lubango/Ondjiva.

Osvaldo Lunda sinalizou que a Huíla foi um destino a ser considerado em 2024 pela CNN Travel, o que por si só é um chamariz importante para os turistas internacionais, referências que atiçam o desejo dos visitantes, por isso é importante catapultar positivamente as potencialidades tendo em conta as necessidades dos visitantes.

Uma fonte da TAAG na província afirmou que esse é um assunto da alçada do Conselho de Administração da empresa, mas garantiu que nada tem a ver com as condições do Aeroporto Internacional da Mukanka, tampouco pela falta de passageiros, até porque era uma das rotas regionais mais rentáveis.  

No primeiro semestre a província teve uma taxa de ocupação média dos hotéis de 30 por cento, muito por conta das três actividades internacionais que a Huíla acolheu, o que de facto incrementou o serviço, bem como as receitas das unidades hoteleiras, disse o director Lunda.

O voo para Windhoek foi suspenso devido à incidência da Covid-19 e até hoje, segundo o responsável, o Governo da Huíla não teve da TAAG uma explicação da não retoma, já que a razão de fundo está sanada.

Dos mais de mil e 500 turistas que mensalmente visitam à Huíla, 75 por cento é estrangeiro, sobretudo, provenientes da África do Sul, Namíbia, centro-europeus e cubanos.

O Lubango 12 hotéis, dois resorts, 13 aldeamentos turísticos, 20 pensões, 84 hospedarias 374 restaurantes e mil 146 similares. MS





Fotos em destaque

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h26

Criadores de gado no Andulo clamam por financiamento

Criadores de gado no Andulo clamam por financiamento

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h19

Restabelecida circulação ferroviária entre Lubango e Menongue

Restabelecida circulação ferroviária entre Lubango e Menongue

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h14

Defendida dinamização empreendedora das artes cénicas  

Defendida dinamização empreendedora das artes cénicas  

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h07

Governo exorta ao uso racional dos recursos florestais

Governo exorta ao uso racional dos recursos florestais

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h54

PR incentiva massificação do desporto escolar

PR incentiva massificação do desporto escolar

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h49

Museu Nacional da Escravatura recebe visita do Presidente Biden

Museu Nacional da Escravatura recebe visita do Presidente Biden

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h46

Idosos com protecção social garantida

Idosos com protecção social garantida

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h40


Notícias de Interesse

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão

 Quarta, 25 Dezembro de 2024 | 10h13

Angola: Novo ano novo mapa

 Quarta, 25 Dezembro de 2024 | 09h45

CICA apela ao reforço do amor ao próximo nas famílias 

 Quarta, 25 Dezembro de 2024 | 08h51

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+