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Sucesso da actividade turística depende da boa hospitalidade aos turistas – ministro

     Turismo              
  • Luanda • Quarta, 25 Setembro de 2024 | 01h57
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Delegação do governo do Cuando Cubango e potenciais investidores visitam potencialidades da Região do Okavango
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Márcio Daniel, ministro do Turismo
Márcio Daniel, ministro do Turismo
Morais Silva - ANGOP

Luanda – O sucesso da indústria turística angolana depende, em grande medida, da boa hospitalidade e experiência vivida pelos turistas que visitam Angola, um país que possui uma vasta gama de recursos turísticos naturais e riqueza cultural, segundo o ministro do Turismo, Márcio Daniel.

Ao intervir no seminário de capacitação sobre Acolhimento Turístico, que decorre de 23 a 25 deste mês, em Luanda, o governante acrescentou que a hospitalidade e o profissionalismo  demonstrados no primeiro contacto que se tem com os turistas, a partir dos aeroportos, portos e fronteiras terrestres, são cruciais para criar uma experiência positiva e incentivar o turista a voltar no país, para além de passar bom testemunho aos outros visitantes.

De acordo com o ministro, a hospitalidade, o sorriso, o cuidado no atendimento e a atenção aos detalhes podem ser os diferenciais que farão com que um turista escolha Angola como destino turístico.

Por isso, avançou que o sector tem a iniciativa de promover a acções formativas no domínio do acolhimento, com o objectivo de munir os agentes e outros intervenientes do processo de recepção ao turista com as ferramentas necessárias para garantir um acolhimento exemplar que respeite os padrões de segurança, legalidade e valorize o bem-estar, o respeito pelas diferenças culturais e a empatia.

“Ao investirmos na vossa capacitação, estamos a investir no futuro do turismo em Angola, pois a vossa missão não é apenas técnica, é também uma missão de embaixadores do turismo no país, porque vocês é que gerem a imagem angolana”, sublinhou.

De acordo com Márcio Daniel,  os oficiais e profissionais das instituições dos postos fronteiriços são actores que desempenham um papel fundamental e determinante na indústria turística, por serem os primeiros agentes que têm contacto permanente com os turistas.

Por conta disso, encorajou os participantes no seminário de capacitação sobre Acolhimento Turístico o máximo empenho e dedicação nessa acção formativa, absorvendo todo o conhecimento e aplicando-o no dia-a-dia, com o compromisso de elevar o nome de Angola no cenário do turismo global.

Considerou a actividade turística como uma das indústrias globais mais dinâmicas e promissoras, por promover o intercâmbio cultural e ser um pilar essencial para o crescimento económico e social das nações.

Lembrou que o país possui um potencial turístico vasto e diversificado, com paisagens exuberantes até a riqueza cultural e histórica, capazes de atrair visitantes de todos os cantos do mundo.

Recordou que o Plano de Fomento ao Turismo (PLANATUR) 2024-2027 define cinco prioridades para o setor, com destaque à formação e qualificação dos profissionais da actividade turística, que prevê acções de capacitação técnica dirigidas aos intervenientes e agentes directos e indirectos da cadeia de acolhimento ao turista.

O seminário de capacitação sobre Acolhimento Turístico é dirigido aos agentes de acolhimento e outros intervenientes do processo de apoio ao turista, de modo a garantir um elevado nível de competências e contribuir para o aumento do fluxo turístico e projecção positiva da imagem de Angola como destino turístico de excelência.

A iniciativa formativa, que se enquadra nas celebrações do Dia Mundial do Turismo, a ser assinalado a 27 de Setembro, está em alinhamento com o primeiro objectivo estabelecido no PLANATUR, visando desenvolver acções para qualificação técnico-profissional no domínio do turismo e hotelaria.

Segundo o Ministério do Turismo, o acto central do Dia Mundial do Turismo vai decorrer na província da Huíla, para além de abranger várias actividades, como a inauguração de empreendimentos hoteleiros, excursões, roteiros turísticos, workshop, webinar e momentos culturais.

Para este ano, a efeméride tem como lema “Turismo e Paz”, numa iniciativa da Organização Mundial do Turismo. QCB



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