Luanda – O sucesso da indústria turística angolana depende, principalmente, da hospitalidade e experiência vivida pelos viajantes que visitam Angola, um país com inúmeros recursos turísticos naturais e riqueza cultural, defendeu o ministro do Turismo, Márcio Daniel.
Ao intervir no seminário de capacitação sobre Acolhimento Turístico, que decorre de 23 a 25 deste mês, em Luanda, o governante acrescentou que a hospitalidade e o profissionalismo demonstrados no primeiro contacto que se tem com os turistas, a partir dos aeroportos, portos e fronteiras terrestres, são cruciais para criar uma experiência positiva e incentivar o turista a voltar no país, para além de passar bom testemunho aos outros visitantes.
De acordo com o ministro, a hospitalidade, o sorriso, o cuidado no atendimento e a atenção aos detalhes podem ser os diferenciais que farão com que um turista escolha Angola como destino.
Avançou que o sector tem a iniciativa de promover acções formativas no domínio do acolhimento, com o objectivo de munir os agentes e outros intervenientes do processo de recepção ao turista com as ferramentas necessárias para garantir um acolhimento exemplar que respeite os padrões de segurança, legalidade e valorize o bem-estar, o respeito pelas diferenças culturais e a empatia.
Para Márcio Daniel, os oficiais e profissionais das instituições dos postos fronteiriços são actores que desempenham um papel fundamental e determinante na indústria turística, por serem os primeiros agentes que têm contacto permanente com os turistas.
Considerou a actividade turística uma das indústrias globais mais dinâmicas e promissoras, por promover o intercâmbio cultural e ser um pilar essencial para o crescimento económico e social das nações.
Recordou que o Plano de Fomento ao Turismo (PLANATUR) 2024-2027 define cinco prioridades para o setor, com destaque à formação e qualificação dos profissionais da actividade turística, que prevê acções de capacitação técnica dirigidas aos intervenientes e agentes directos e indirectos da cadeia de acolhimento ao turista.
O seminário de capacitação sobre Acolhimento Turístico é dirigido aos agentes de acolhimento e outros intervenientes do processo de apoio ao turista, de modo a garantir um elevado nível de competências e contribuir para o aumento do fluxo turístico e projecção positiva da imagem de Angola como destino turístico de excelência.
A iniciativa formativa, que se enquadra nas celebrações do Dia Mundial do Turismo, a ser assinalado a 27 de Setembro, está em alinhamento com o primeiro objectivo estabelecido no PLANATUR, visando desenvolver acções para qualificação técnico-profissional no domínio do turismo e hotelaria.
O acto central do Dia Mundial do Turismo, em Angola vai decorrer na província da Huíla, e vai abranger várias a inauguração de empreendimentos hoteleiros, excursões, roteiros turísticos, workshop, webinar e momentos culturais.
Para este ano, a efeméride tem como lema “Turismo e Paz”, numa iniciativa da Organização Mundial do Turismo. QCB