Lubango – Pelo menos 250 turistas nacionais e estrangeiros inscreveram-se para participar de uma excursão com uma comboio turístico e cultural do Caminho de Ferro de Moçâmedes (CFM-EP), a ter lugar no dia 24 do corrente mês.
O evento sob a iniciativa do hotel Chik Chik, em parceria com os governos da Huíla e do Namibe, enquadra-se nas Festas de Nossa Senhora do Monte.
A deslocação turística tem como o itinerário Huíla-Namibe, a fim de impulsionar o turismo da região, isto é, Lubango – Bibala – Moçâmedes, com paragens na Fortaleza de São Fernando, Colinas do Curoca e águas quentes da Mutipa, num percurso de ida e volta.
Segundo o director-geral do hotel Chik Chik, Paulo Tiongo, em declarações hoje, segunda-feira, à ANGOP, a intenção é de impulsionar o turismo da região.
Afirmou que durante a viagem por comboio serão apresentadas a gastronomia típica da região, bem como sessões de músicas e poesia pelo movimento Lev´arte, para além da apresentação de vários locais turísticos e históricos aos turistas.
O pacote turístico da partida do Lubango está a ser comercializado ao preço único de 13 mil kwanzas, ao passo que os petizes até aos cinco anos não pagam.
O "tour" inclui seguro de viagem contra acidentes, transporte de comboio em carruagem de primeira e segunda classe, paragens na Estação da Serra para observar o Miradouro da Serra da Chela, na Bibala para visita de cortesia aos habitantes da vila.
A realização do comboio turístico e cultural permitirá a interacção entre os principais agentes do sector, com oportunidades de negócios capazes de fomentar o turismo nacional e atrair, não só turistas, mas também investimentos sustentáveis para impulsionar o crescimento do sector.
A quinta edição da actividade de género teve lugar em Agosto de 2023 e juntou 300 turistas de várias nacionalidades. JT/MS