Uíge – O director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos do Uíge, Gomes Costa, defendeu esta sexta-feira a construção de equipamentos e serviços turísticos nas grutas do Nzenzo, uma das sete maravilhas de Angola, visando atrair turistas e fomentar o turismo nesta região do país.
As grutas do Nzenzo estão localizadas no município de Ambuila, na província do Uíge, região que conta com 200 pontos turísticos cadastrados.
Em declarações à ANGOP, o responsável disse que a inexistência de equipamentos e serviços turísticos desincentiva a visita de turistas nacionais e estrangeiros às grutas do Nzenzo, assim como em outros espaços turísticos da região.
Entre os sítios turísticos da região, apontou a lagoa do Tedi-Tedi, do Feitiço, as grutas da Cabala, quedas do rio Luchidi, Serra do Pingano e entre outros locais que carecem de equipamentos de apoio.
Reconheceu que a maioria das vias que dão acesso aos locais turísticos encontram-se em mau estado técnico, factor que condiciona a visita de turistas nesses locais.
Apontou a Serra do Pingano, as grutas do Nzenzo e a lagoa do Tedi-Tedi como os locais em que alguns investidores mostraram interesse em colocar instalações de apoio.
Informou que mais de dois mil turistas visitam anualmente a província do Uíge. NM/JAR